Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Multa Solidária ganha mais uma edição este ano

Notícias

Multa Solidária ganha mais uma edição este ano

INICIATIVA

Ação promovida pela biblioteca do câmpus Pelotas vai até 8 de novembro
publicado: 04/11/2019 17h31, última modificação: 04/11/2019 17h31

A Multa Solidária está de volta. Pela segunda vez no ano, a biblioteca do câmpus Pelotas está promovendo a ação institucional que troca multas devidas nas devoluções tardias de livros e demais materiais e publicações por alimentos. A iniciativa é realizada na unidade de ensino desde 2018 e já arrecadou mais de uma tonelada de produtos – todos doados ao Banco de Alimentos de Pelotas.

Conforme a bibliotecária Camila Martins, as bibliotecas do IFSul estão autorizadas pelo Conselho Superior da instituição a realizarem duas ações como esta no ano. Em 2019, o câmpus Pelotas já promoveu uma entre abril e maio e, nesta segunda-feira (4), deu início a outra, que se estenderá até sexta (8).

Durante a vigência da ação, usuários com multa a pagar podem optar pela doação de alimentos. Existe até uma tabelinha que relaciona valores e quantidade de alimentos, que varia de R$1,00 a R$500,00, o que corresponde de um a 20 quilos de alimentos.

Mas atenção: não serão aceitos sal e nem alimentos perecíveis ou fora da data de validade. Farinha, óleo e leite (em pó ou de caixa) são os três itens de maior necessidade, segundo o Banco de Alimentos de Pelotas.

“As multas são pagas através de Guia de Recolhimento da União (GRU), exclusivamente no Banco do Brasil, o que causa certo transtorno aos usuários, devido à distância do banco e às filas que são obrigados a enfrentar. Percebíamos, diariamente, o descontentamento geral com esta forma de pagamento”, ressalta Camila ao explicar as vantagens da Multa Solidária.

A biblioteca do IFSul/câmpus Pelotas utiliza a multa como medida educativa para que os usuários mantenham seus empréstimos em dia e, em caso de atraso dos materiais, procurem o setor para regularizarem a situação. É importante lembrar que um usuário em atraso tira a oportunidade de outra pessoa, que necessita da mesma obra, de fazer o empréstimo.