Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mulheres em situação de vulnerabilidade social participam do Dia da Beleza

Mulheres em situação de vulnerabilidade social participam do Dia da Beleza

Atividade faz parte do curso de cuidador de idosos, do Programa Ana Terra
publicado: 14/11/2018 18h27, última modificação: 14/11/2018 18h27

Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do curso, as participantes do Programa Ana Terra, no câmpus Pelotas, tiveram na segunda-feira (12) uma noite com atividades especiais. Para que nenhuma ficasse de fora, as 36 selecionadas deste ano foram informadas de que fariam uma prova, mas quando chegaram à sala de aula tiveram a primeira surpresa – cada uma recebeu uma bolsa com diversos acessórios de beleza, escolhidos pela equipe organizadora, de acordo com as características de cada uma delas.

O clima de tensão pré-prova deu lugar à emoção, que estava apenas começando. Logo em seguida, as alunas foram conduzidas à sala dos servidores, onde estava montado um grande salão de beleza, composto por profissionais que vieram, voluntariamente, fazer unhas, cabelos, maquiagens e arrancar sorrisos. A atividade é conhecida como o Dia da Beleza, uma das ações que integram o Ana Terra, programa que prevê a qualificação profissional de cuidador de idosos e elevação de autoestima para mulheres cisgênero e transgênero e travestis em vulnerabilidade social.

“A noite da beleza fez muito bem à minha autoestima. Me senti linda novamente, me senti vista e querida pelas pessoas. O carinho que recebemos dos profissionais e das organizadoras foi muito bom e me deixaram muito feliz e emocionada”, conta a aluna Emanuelle Coelho Alves.

Para Daniela Souza, outra participante do curso, o Programa Ana Terra será um divisor de águas na vida das 36 alunas desta edição.

“Somos lindas e especiais, com ou sem maquiagem. O curso de cuidador de idosos é a oportunidade de que precisávamos. Tenho certeza que mudará nossas vidas para melhor”, ressalta.

Coordenadora pedagógica do projeto, Ligia Maciel explica que o curso de cuidador de idosos é de formação inicial e continuada e oferece uma oportunidade para que as participantes ganhem mais autoestima e autonomia.

“Além da profissionalização, o que mais vale de tudo isso é a autoestima que a gente resgata e o incentivo que damos a elas para voltarem a estudar. A capacitação é importante porque dá a elas autonomia, mas o que mais nos encanta é a questão da elevação da autoestima que, aos poucos, faz com que elas percebam que não são invisíveis, que devem pensar em si e que são capazes de chegar à faculdade e se formar”, afirma.

A servidora técnica-administrativa Laís Amélia Ribeiro, que no curso dá aulas de questões de gênero, diz que a perda da autovalorização nessas mulheres se dá, na maioria dos casos, pelo afastamento do mercado de trabalho e/ou de atividades acadêmicas, situação comum à sociedade desigual da atualidade.

“Muitas delas estão em casa paradas, e quando vêm para o curso, entram em contato com outras pessoas e percebem que ainda tem muito para contribuir com a sociedade, que ainda tem possibilidades para elas. Isso é o que dá o brilho no olho”, comemora.

O curso de cuidador de idosos tem encerramento previsto para o dia 18 de dezembro, quando as participantes apresentarão um seminário sobre temas como cidadania; Lei Maria da Penha; questões de gênero; portfólio (como fazer e a sua importância); economia solidária; e como trabalhar a autoestima. Pela primeira vez dentro do programa Ana Terra, é baseado na metodologia Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil. Nesta primeira edição estão participando 36 mulheres, selecionadas via edital.

“É muito importante que a instituição dê esse retorno para a sociedade, dando a oportunidade de uma formação profissional para mulheres em vulnerabilidade social. É um projeto que eu tenho um carinho muito grande, no qual se percebe uma grande doação das pessoas, que são em sua grande maioria voluntárias. É esse o papel da instituição: melhorar a vida da comunidade na qual está inserida”, ressalta Alisson Ferreira, titular da Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex) do câmpus Pelotas, que está apoiando na organização e execução do Ana Terra na unidade.

Fotos: Renata Cunha