Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob começa nesta quinta (28) com muitas atrações para o público

Mostrarob começa nesta quinta (28) com muitas atrações para o público

TECNOLOGIA

Abertura oficial está marcada para as 15h30min, no saguão do câmpus Pelotas
publicado: 26/09/2017 11h40, última modificação: 27/09/2017 12h28

Começa nesta quinta-feira (28) a 6ª Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob). A abertura oficial está marcada para as 15h30min, no saguão do câmpus Pelotas, mesmo local onde será realizada a edição deste ano. Até sexta-feira (29), data do encerramento, muitas serão as atrações para o público. Uma delas é a inédita série de palestras preparada pela comissão organizadora.

Não bastassem os mais de 160 projetos inscritos para este ano, marca recorde de participação desde a sua criação, em 2011, a Mostrarob surpreendeu mais uma vez e confirmou para a edição 2017 uma série de palestras voltadas a visitantes, expositores e competidores. As explanações abordarão quatro assuntos diferentes, definidos previamente pela comissão organizadora com base na temática do evento.

As palestras ocorrerão nos dois dias de Mostrarob, no miniauditório 1, paralelamente às demais atividades previstas na programação oficial. Serão duas na quinta (28), uma às 14h e a outra às 16h, e mais duas na sexta (29), nestes mesmos horários. Elas abordarão, respectivamente, os seguintes temas: “Técnico em Eletrônica: como auxiliar projetistas na indústria”; “Como a robótica me levou para o mundo”; “Desenvolvimento de produtos: da ideia à arte – foco em sistemas embarcados”; e “Economia circular x Oportunidades de inovação e empreendedorismo”.

Essa é a primeira vez que a Mostrarob promove uma série de palestras. Conforme os organizadores, junto com o crescimento do evento, que vem se consolidando como um dos mais importantes do IFSul, aparecem também novos desafios e novas ideias.

“A cada edição, procuramos melhorar. Com base nos erros e acertos de anos anteriores, vamos lapidando a Mostrarob e implementando novidades tanto para os visitantes como também para os participantes”, diz o estudante Luiz Otavio Victoria, um dos integrantes da comissão organizadora.

Nesta edição, por exemplo, além das palestras, haverá uma outra novidade: o prêmio Teodolito, que será concedido ao projeto de maior destaque na Mostrarob 2017. O vencedor desta inédita honraria será conhecido na noite de sexta-feira (29), durante a cerimônia de premiação, juntamente com os três primeiros colocados de cada categoria, que receberão troféus e medalhas.

Credenciadora

A 6ª Mostrarob é uma das credenciadoras para a 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Daqui, serão selecionados quatro projetos para o evento realizado anualmente em Novo Hamburgo (RS).

Poderão concorrer a essas vagas os projetos que se enquadrarem nos requisitos exigidos pela Mostratec e que estejam nas seguintes áreas de conhecimento: Matemática e Física, Engenharia Civil, Ciência da Computação Mecatrônica; e Eletroeletrônica e afins.

Sobre a Mostrarob

Idealizada em 2011 por integrantes do Laboratório de Pesquisa e Inovação do curso técnico em Eletrônica, o LAB 14, a Mostrarob é realizada anualmente, dando espaço para que projetistas de diferentes áreas de conhecimento possam interagir, trocar informações e expor suas ideias, visando propagar a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas escolas como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.

O recorde no número de projetos inscritos na edição 2017, segundo os organizadores, está diretamente relacionado à ampliação das áreas de conhecimento na categoria Exposição Técnico-Cientifica, que subiram para oito: Ciências da Terra e Meio Ambiente, Ciências da Computação, Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Química, Engenharia Civil, Linguagens, Matemática e Física; e Mecatrônica e Eletroeletrônica.