Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob começa nesta quarta (11) com recorde de inscritos

Mostrarob começa nesta quarta (11) com recorde de inscritos

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Edição 2019 contará com 207 projetos em sete categorias
publicado: 10/09/2019 16h49, última modificação: 10/09/2019 16h49

Com 207 projetos inscritos, a Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) abre nesta quarta-feira (11) suas portas a visitantes e competidores para o início da 8ª edição. Este ano, o evento, considerado um dos mais badalados do câmpus Pelotas na área de tecnologia, segue até sexta-feira (13), com uma série de atividades voltadas a projetos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento e também a competições de robótica.

De acordo com a comissão organizadora, o número de inscritos nesta edição é quase 5% maior do que o registrado em 2018 - 198 projetos.  A categoria com mais inscritos é a Exposição Técnico-científica, Grupo 2, destinada a alunos do ensino médio e/ou técnico, com 60 projetos. No entanto, a grande surpresa foi a participação do Grupo1, para estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), que contabilizou 50 projetos inscritos.

“As escolas de ensino médio e/ou técnico já têm uma cultura mais voltada para o incentivo à pesquisa, por isso, é natural que esse grupo lidere o ranking de inscritos da Mostrarob. A boa notícia é que tivemos este ano uma excelente participação de estudantes do ensino fundamental. Acreditamos que esse grande número de inscritos esteja relacionado à preocupação das escolas, já neste nível de ensino, em estimular seus alunos a pesquisar e desenvolver projetos”, aponta Luiz Otávio Victória, um dos integrantes da comissão organizadora da Mostrarob.

Além de escolas de Pelotas e região, o evento contará ainda com a presença de instituições de ensino de outras cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Nesta quarta-feira (11), as atividades começam a partir das 8h30min. O dia será exclusivo para a apresentação, avaliação e premiação dos projetos de pesquisa de alunos do ensino fundamental. Já na quinta (12) e sexta (13), a programação é destinada à exposição técnico-científica de estudantes dos níveis médio e/ou técnico, superior e pós-graduação, e também às competições de robótica.

Premiação

A cerimônia de premiação da Mostrarob 2019, - com exceção da Exposição Técnico-científica para o ensino fundamental, que ocorre já na quarta-feira, às 19h -, está marcada para sexta-feira (13), às 20h, no auditório Enilda Feistauer do câmpus Pelotas.

Juntamente com os melhores de cada categoria, os organizadores entregarão ainda os prêmios “Teodolito”, para os projetos da categoria Exposição Técnico-científica que se destacarem este ano, e “Luís Artur Borges Pereira”, para projetos desta mesma categoria, só que na área da educação. Esse último está sendo concedido pelo segundo ano consecutivo e é uma homenagem ao servidor Luís Artur Borges Pereira, do câmpus Pelotas, que morreu em abril do ano passado, vítima de um infarto.

A Mostrarob 2019 conta, ao todo, com sete categorias, duas específicas para projetos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento e cinco destinadas a competições de robótica.

Origem

Idealizada em 2011 por integrantes do LAB 14 - Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul/câmpus Pelotas, a Mostrarob surgiu como uma competição de robótica, o que explica a origem de seu nome. Entretanto, o evento não está confinado apenas a provas envolvendo robôs. Por conta do crescimento verificado ano após ano, foi se expandindo, tendo em vista a busca por congregar inúmeras áreas de conhecimento presentes nas instituições de ensino, e atualmente conta com categorias que destacam a pesquisa e o desenvolvimento de projetos.

O principal objetivo da Mostrarob é aproximar os conhecimentos teóricos à prática, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes, a fim de incentivar o pensamento científico, por meio do desenvolvimento de projetos e, por consequência, propagar a importância do investimento em pesquisa nas instituições de ensino como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.

Para saber mais sobre a Mostrarob e acompanhar as notícias relacionadas ao evento, acesse também: Facebook, Instagram ou Twitter.