Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob 2019: evento segue até sexta (13) com apresentação de projetos e competições de robótica

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Edição 2019 conta com 207 projetos, do RS e de outros cinco estados
publicado: 12/09/2019 17h06, última modificação: 12/09/2019 17h06

A quinta-feira (12), segundo dia da 8ª Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob), foi marcada pelo início das competições de robótica. Este ano, as disputas acontecem em cinco categorias. Uma delas é a Sumô Pró, uma das novidades desta edição ao lado da Labirinto, que surgiu a partir de adaptações da extinta Sensor de Obstáculos.

Na estreante Sumô Pró, inspirada no popular esporte japonês, serão realizados combates entre robôs, cujo objetivo é tirar o oponente do ringue. Já na Labirinto, os participantes serão desafiados a desenvolver robôs capazes de percorrer labirintos, demonstrando habilidades de reconhecer o ambiente, navegar de forma autônoma, tomar decisões e evitar colisões. As competições de robótica contam ainda com as categorias Lego, Seguidor de Linhas Analógico e Seguidor de Linhas Pró.

Além de estudantes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, a Mostrarob 2019 conta também com a participação de alunos do Paraná, de Santa Catarina, Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul e da Bahia.

Desenvolvido por alunos do IFRS/câmpus Rio Grande, um dos projetos de hoje é o Robô Wall-e, que participa nas categorias Labirinto e Seguidor de Linhas. As expectativas para a competição são positivas e o grupo espera completar o circuito de forma satisfatória.

Para um dos integrantes do grupo, Luan Formolo, 18, é fundamental que a instituição incentive a pesquisa para que projetos como esse sejam realizados. “A robótica tem muito espaço no nosso cotidiano, pois convivemos diariamente com a automação e mecanização. Ao estimular a pesquisa, a escola nos possibilita fazer parte do mundo e seus avanços”, destaca.

RECORDE

Ao todo, são 207 projetos, número recorde de inscritos desde a primeira edição, realizada em 2011. A categoria com mais participantes é a Exposição Técnico-Científica destinada a alunos do ensino médio e/ou técnico, com 60 projetos, grupo que deu início às apresentações de seus trabalhos de pesquisa nesta quinta (12), juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação.

Na sexta-feira (13), último dia da Mostrarob, seguem as apresentações da Exposição Técnico-Científica e as disputas finais nas competições de robótica. Também na sexta, acontece a cerimônia de premiação, marcada para as 20h, no auditório Enilda Feistauer do câmpus Pelotas.

Juntamente com os melhores de cada categoria, os organizadores entregarão ainda os prêmios “Teodolito”, para os projetos da categoria Exposição Técnico-Científica que se destacarem este ano, e “Luís Artur Borges Pereira”, para projetos desta mesma categoria, só que na área da educação. Esse último está sendo concedido pelo segundo ano consecutivo e é uma homenagem ao servidor Luís Artur Borges Pereira, do câmpus Pelotas, que morreu em abril do ano passado, vítima de um infarto.

Origem

Idealizada em 2011 por integrantes do LAB 14 - Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul/câmpus Pelotas, a Mostrarob surgiu como uma competição de robótica, o que explica a origem de seu nome. Entretanto, o evento não está confinado apenas a provas envolvendo robôs. Por conta do crescimento verificado ano após ano, foi se expandindo, tendo em vista a busca por congregar inúmeras áreas de conhecimento presentes nas instituições de ensino, e atualmente conta com categorias que destacam a pesquisa e o desenvolvimento de projetos.

O principal objetivo da Mostrarob é aproximar os conhecimentos teóricos à prática, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes, a fim de incentivar o pensamento científico, por meio do desenvolvimento de projetos e, por consequência, propagar a importância do investimento em pesquisa nas instituições de ensino como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.

Para saber mais sobre a Mostrarob e acompanhar as notícias relacionadas ao evento, acesse também: Facebook, Instagram ou Twitter.