Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob 2018 supera números de edições anteriores e comemora crescimento

Mostrarob 2018 supera números de edições anteriores e comemora crescimento

BALANÇO

Sucesso, segundo os organizadores, se deve ao trabalho de divulgação e à credibilidade adquirida pelo evento ao longo dos anos
publicado: 13/09/2018 16h36, última modificação: 13/09/2018 16h36

Apesar de já estar trabalhando no planejamento de 2019, a comissão organizadora da Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) ainda comemora e colhe os frutos da edição deste ano. Com recorde absoluto no número de inscrições e até a participação de instituições de outros países, a mostra se consolida de vez como um dos eventos tecnológicos e científicos mais importantes do estado.

Promovida anualmente por estudantes do curso técnico em eletrônica do câmpus Pelotas, a Mostrarob bateu, em 2018, a marca de 198 projetos inscritos, envolvendo 23 instituições de 19 municípios, cinco estados e três países. O evento nasceu de uma competição de robótica - daí a origem do nome Mostrarob -, mas foi se expandindo ano a ano, tendo em vista a busca por congregar as inúmeras áreas de conhecimento presentes nas instituições de ensino, oportunizando, com isso, aumentar o número de estudantes e professores participantes, que enxergam na mostra uma oportunidade para expor suas ideias.

A principal novidade apresentada nesta edição foi a mudança na forma de avaliação da categoria Exposição Técnico-Científica, na qual os projetos foram distribuídos de acordo com o nível de ensino. Conforme os organizadores, isso possibilitou o aumento na quantidade de participantes do ensino fundamental, a partir do 6º ano.

“É motivo de muito orgulho para nós o fato de que nunca houve redução do envolvimento entre todas as edições. Em 2018, foi a primeira edição em que recebemos projetos de outros estados e países”, destaca o estudante Luiz Otávio Victória, um dos integrantes da comissão organizadora.

Victória acredita que o sucesso nos números e no envolvimento de participantes está diretamente relacionado ao “trabalho de formiguinha” dos organizadores e à credibilidade conquistada pelo evento o longo dos anos.

“A equipe organizadora vasculhou sites de outras instituições, principalmente membros da Rede Federal, em busca de contatos de e-mail, telefone, visando convidá-los a participar de nossa mostra. O aumento no número de credenciais oferecidas para eventos parceiros e a percepção dos participantes de que existe isonomia no momento da escolha de quais projetos representarão a Mostrarob nestes eventos também são fatores importantes nessa escalada de sucesso”, avalia.

O planejamento para a Mostrarob 2019 já começou. Para a 8ª edição, a comissão organizadora adianta que a data está definida – mas será divulgada em “um momento oportuno” – e que também haverá mudanças no formato atual.

A Mostrarob é um evento educacional, realizado anualmente no câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que tem por objetivo propagar a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas instituições de ensino, como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.

Para conferir as equipes vencedoras da Mostrarob 2018 e as credenciadas para outros eventos, CLIQUE AQUI.