Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais comemora resultados das primeiras pesquisas desenvolvidas

Trabalhos já estão sendo apresentados em importantes eventos da área
publicado: 14/11/2017 11h59, última modificação: 14/11/2017 11h59

Em menos de quatro meses de atividades, o recém-criado mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais do câmpus Pelotas já tem motivos de sobra para comemorar. Nesse curto período, a primeira turma de alunos regulares vem se destacando pelo ritmo acelerado e também pela qualidade dos artigos desenvolvidos até o momento, fruto das futuras dissertações que serão defendidas até 2019. Esses trabalhos científicos estão sendo inscritos e apresentados em importantes eventos da área, como forma de estimular a produção e a pesquisa acadêmica.

No mês de outubro, por exemplo, foram dois eventos de peso: o 9º Simpósio de Energia e Meio Ambiente (Sema) e o 57º Congresso Brasileiro de Química (CBQ), onde alunos e professores do mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais tiveram a oportunidade de apresentar seus estudos e os primeiros resultados de suas pesquisas.

No CBQ, realizado este ano em Gramado (RS) e considerado um dos eventos mais badalados da comunidade química, o mestrado do câmpus Pelotas teve oito trabalhos aprovados, que serão publicados posteriormente nos anais do congresso. A pós-graduação foi representada na serra gaúcha pelos professores Giani Bohm e Daniel Arsand, pelos mestrandos Emerson Bohm e Alex Larrosa, e, também, pela aluna do curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA), Valquíria Ferreira, integrada a um dos trabalhos.

Para o coordenador do mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais, professor Pedro Sanches, os resultados obtidos até agora têm sido bastante positivos. O docente acredita que, acima de qualquer tipo de premiação, o que está em jogo é a cultura da produção, que, na opinião dele, deve ser sempre incentivada na instituição.

“Estamos bastante otimistas com o rumo que o nosso mestrado está seguindo. Em tão pouco tempo já conseguimos produzir muitos artigos de qualidade, a partir de pesquisas preliminares que estão sendo desenvolvidas pelos mestrandos e seus respectivos orientadores, que vão dar origem às primeiras dissertações do curso. Incentivar essa cultura da produção, além de uma necessidade para o mestrado, em termos de avaliação, é uma forma eficaz de aproximar o estudante do mundo da pesquisa e estimular o seu pensamento para o desenvolvimento científico”, avalia.

A primeira turma do mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais já tem um outro compromisso marcado para as próximas semanas. Será entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, em Florianópolis (SC), durante o 24º Encontro de Química da Região Sul (SBQ-Sul). O evento contará com minicursos, palestras e apresentação de trabalhos na forma oral e em pôster. As atividades serão desenvolvidas no centro de convenções do Hotel Oceania.

Saiba mais

O mestrado profissional em Engenharia e Ciências Ambientais do câmpus Pelotas surgiu a partir de uma demanda crescente por qualificação, oriunda de profissionais das engenharias e de cursos com enfoque ambiental, sobretudo quando o assunto são as soluções para questões socioambientais e econômicas.

As aulas começaram em 25 de julho deste ano, e a primeira turma regular conta com 23 alunos, distribuídos em duas linhas de pesquisa: Química Ambiental e (Bio) Monitoramento; e Tecnologia Ambiental.

Esse é o segundo mestrado profissional ofertado gratuitamente pelo câmpus Pelotas, o primeiro do IFSul na área tecnológica. Desde 2012, a unidade conta também com o mestrado profissional em Educação e Tecnologia, um dos mais concorridos da região.