Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Megaevento sobre sociobiodiversidade começa nesta terça-feira (26)

Megaevento sobre sociobiodiversidade começa nesta terça-feira (26)

Programação vai até quinta (28), na Faem/UFPel
publicado: 25/11/2019 16h46, última modificação: 25/11/2019 17h02

Começa nesta terça (26) e vai até quinta-feira (28) o megaevento “Guardiões da sociobiodiversidade: sementes crioulas, frutas nativas e agroflorestas”. A programação oficial conta com outros cinco eventos simultâneos, além de apresentação de trabalhos, que terão como sede a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Os trabalhos serão apresentados na forma de resumo expandido ou relato de experiência.. A apresentação, na forma oral, está marcada para quarta-feira (27), a partir das 9h, no local do evento. Participantes terão direito a certificado.

Os resumos expandidos e relatos de experiência possuem interface com as seguintes temáticas: Sociobiodiversidade, agrobiodiversidade e agroflorestas; Sementes crioulas e frutas nativas; Soberania e segurança alimentar e nutricional; e Redes, governança e políticas públicas.

Durante o megaevento, a engenharia química do câmpus Pelotas promoverá a sua II Feira de Sementes Crioulas na Alimentação, espaço voltado para aprofundar os conceitos de uso de sementes crioulas, manejo sustentável, segurança alimentar e nutricional. Tem como objetivo promover a interação entre movimentos sociais, agricultores, técnicos, gestores públicos, estudantes e sociedade em geral, contribuindo para o redesenho de sistemas agrícolas em bases sustentáveis.

“Com esta feira, buscamos, ainda, ampliar a interação entre agricultores e os demais segmentos ligados à agricultura, integrando também o meio urbano e, ao mesmo tempo, difundindo os princípios da alimentação saudável sob a ótica de uso de uma maior diversidade alimentar a partir do conhecimento da diversidade presente nas variedades crioulas que se encontram no domínio dos agricultores guardiões de sementes”, diz o professor e coordenador da engenharia química do câmpus Pelotas, Jander Monks.

Juntamente com a II Feira de Sementes Crioulas na Alimentação, serão realizados simultaneamente o VII Seminário Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar, IV Seminário de Frutas Nativas do RS, III Seminário das Agroflorestas do RS e IV Encontro Região Sul de Etnobiologia e Etnoecologia.

“Guardiões da sociobiodiversidade: sementes crioulas, frutas nativas e agroflorestas” é organizado por várias instituições de ensino, entidades e órgãos governamentais, como os cursos de engenharia química e de mestrado profissional em engenharia e ciências ambientais (Meca) do IFSul/câmpus Pelotas, UFPel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Embrapa Clima Temperado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entre outros.