Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 60 atletas do IFSul se classificam para a etapa nacional dos JIFs

Notícias

Mais de 60 atletas do IFSul se classificam para a etapa nacional dos JIFs

ESPORTE

Na etapa sul-brasileira, o instituto foi campeão com cinco equipes de modalidades coletivas, além de diferentes provas do atletismo
publicado: 01/09/2017 10h43, última modificação: 01/09/2017 10h43

“O jogo mais tenso que já vivenciei”. Com essa frase, dita por um dos treinadores das equipes do IFSul, é possível definir o último dia de disputas da etapa sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Nessa quinta-feira (31), em São José dos Pinhais/PR, foram realizados os jogos decisivos da competição, e o IFSul conquistou o ouro com cinco equipes das modalidades coletivas – handebol feminino, vôlei masculino, basquete masculino e feminino e futsal feminino –, somando-se aos resultados já alcançados no atletismo. Com o primeiro lugar do pódio, os vencedores também garantiram vaga para a etapa nacional dos JIFs, que será disputada em outubro, em Minas Gerais.

Apesar do alto desempenho, na maioria das disputas, no entanto, a tão almejada medalha de ouro veio acompanhada de fortes emoções. Uma das modalidades que requereu coração forte da torcida foi o vôlei masculino, treinado pelo professor Thiago Borges. É dele, inclusive, a frase trazida no início da matéria. O sufoco passado pelo time pode ser percebido pela duração da partida, que contou com cinco sets e se encerrou após duas horas e quatro minutos. Embora o time do IFSul tenha ganho o primeiro set com facilidade, fechando o placar em 25x15, os outros sets do jogo foram, na maioria, disputados ponto a ponto, inclusive com direito a tie-break. Após o primeiro set vitorioso, o IFSul perdeu para o IFSC no segundo e no terceiro sets e venceu o quarto e o quinto, sempre com placar apertado.

“Essa é uma equipe madura, que já vivenciou muitas derrotas antes de chegar nas vitórias. E o mais legal desse time é a amizade e o companheirismo, essa consciência de grupo. Tanto que, no final do quarto set, quando estávamos perdendo, chamei eles para conversar e disse que o que decidiria aquele jogo seria fazermos o que sabemos bem: jogar como equipe”, comentou o professor, complementando que, embora o time feminino não tenha chegado à classificação, essa característica foi algo muito presente durante os jogos das meninas na competição. Segundo ele, mesmo que a classificação seja importante como fruto de um trabalho, “trabalhar com cada um deles é o que realmente traz satisfação”.

Basquete em dose dupla

No basquete, momentos de tensão também foram vividos pela equipe até a conquista do título. De acordo com o professor Jorge Otte, ter conseguido êxito na etapa sul-brasileira dos JIFs pelo terceiro ano seguido não significa que tenha sido fácil. Ele lembra que, no masculino, por exemplo, a semifinal foi conquistada na prorrogação. Já na final, o time masculino começou perdendo o jogo, mas em seguida abriu vantagem e fechou o resultado em 58 a 37 sobre o IF Farroupilha. Entre as meninas, o chaveamento da disputa fez com que o time feminino chegasse ao último jogo já com a classificação certa – elas haviam ganho os dois jogos anteriores e as adversárias, perdido. Ainda assim, as meninas venceram o último confronto por 45 a 10 contra o IFC. Para Jorge, os resultados obtidos pelas duas equipes nos últimos anos, além de serem fruto da paixão dos grupos pela modalidade, também evidenciam a dedicação dos estudantes ao esporte.

Handebol feminino confirma expectativa

Mesmo com a tensão de uma final, a equipe de handebol feminino, de acordo com o professor Vinícius Costa, confirmou a expectativa de classificação. O time, coeso durante toda a partida, mantém quase toda a base da equipe que chegou à terceira colocação na etapa nacional dos JIFs no ano passado. “Fizemos uma final com atuação segura, onde conseguimos abrir uma diferença de cinco gols no primeiro tempo e tivemos maturidade de administrar o restante do jogo”, comenta o treinador. A confiança da equipe se traduziu em resultado: o time venceu o IFC por 16 a 9. Já na equipe masculina, o time, formado por metade de alunos estreantes, encontrou dificuldade na última fase da competição, mesmo com bom desempenho. “Chegamos à final, onde a equipe adversária foi superior, contando com um jogador fora de série”, destaca Vinícius, referindo-se ao camisa 3 do time adversário, responsável por grande parte dos 23 gols feitos pela equipe do IFPR, que venceu a competição. Na disputa, o IFSul fez 17 gols.

Futsal feminino brilha dentro de quadra

Com direito a torcida organizada no câmpus Pelotas-Visconde da Graça durante a transmissão ao vivo da partida, as meninas do futsal fizeram jus aos comentários ouvidos entre a torcida dentro do ginásio. Logo após sagrar-se bicampeã do JIF-Sul, quem passava pelas arquibancadas ouvia atletas de outros institutos comentando o alto desempenho do time. Mesmo com início de jogo tenso, com empate em 1x1, as meninas do IFSul logo impuseram seu ritmo de jogo e fecharam o placar em 7 a 4 sobre o IF Farroupilha.

“Foi uma final digna de duas grandes equipes, mas na segunda etapa do jogo conseguimos impor nossa forte preparação física e garantir a vitória”, comenta o treinador Maurício Giusti, que definiu o confronto como “um jogaço para quem estava no ginásio, com troca de lideranças no placar, muitos gols e belos lances”.

De acordo com Maurício, a competição foi muito difícil, pois a cada ano as equipes se organizam mais e a modalidade em si cresce dentro do naipe feminino. Diferentemente do futsal masculino, já consagrado dentro da competição, esta é a segunda vez consecutiva em que os seis institutos participantes levam representantes para os jogos. “Isso gera valorização à modalidade: a arbitragem e a organização do evento acabam dando mais valor ao futsal feminino”, ressalta Maurício, acrescentando que inclusive a alteração do tempo de duração das partidas para o mesmo tempo do masculino é uma das conquistas provenientes desse reconhecimento.

Mais ouro no atletismo

Os resultados obtidos pelas equipes na final se somam ainda às medalhas de ouro conquistadas pelo IFSul no atletismo, que contou com provas realizadas na terça e quarta-feira. Na modalidade, o IFSul estará representado na etapa nacional em seis provas: salto em distância masculino (Gustavo Dallafávera), salto triplo masculino (Gustavo Dallafávera), 100m rasos masculino (Pedro Henrique Corrêa de Castro), 200m rasos masculino (Pedro Henrique Corrêa de Castro), revezamento 4x100m masculino (Gustavo Dallafávera, Pedro Henrique Corrêa de Castro, Vagner Mascarenhas e Leonardo Reiter) e salto em altura feminino (Paola Giovana Rodrigues Carvalho).

Neste ano, é a primeira vez que o revezamento 4x100m se classificou para a etapa nacional. “Foram três anos ‘brigando’; em 2015, deixamos cair o bastão, em 2016, chegamos atrás, e, neste ano, mesmo com uma passagem de bastão a melhorar, ganhamos!”, comemora o atleta Gustavo Dallafávera.

Conquistas que vão muito além das medalhas

Ainda que as vitórias sejam fortemente comemoradas, muitos outros fatores colaboram para que os JIFs tenham o poder de mobilização verificado dentro das instituições participantes. De acordo com o professor Thiago Borges, os jogos, além de desenvolverem nos estudantes a responsabilidade, o companheirismo e a tomada de decisão, trazem um componente tão importante quanto. “Os JIFs mobilizam tanto os nossos estudantes porque daqui a 50 anos eles poderão dizer aos seus filhos que representaram o IFSul em uma grande competição fora do seu estado. É uma experiência única!”, pontua.

Na mesma linha, os professores Maurício Giusti e Roberta Bermudes complementam que os dias de jogos são vivenciados de forma intensa pelos estudantes, tanto dentro quanto fora das quadras. “São dias inesquecíveis para eles e para nós professores também. Conseguimos dialogar e ter contato com outras realidades e aprendemos muito nessa conexão e com as trocas de experiências”, comentam.

Além dos mais de 120 estudantes, também integraram a delegação do IFSul os professores André Fonseca, Fernanda Stein, Gabriel Cunha, Jorge Otte, Kenji Fuke, Maurício Giusti, Paulo Gutierrez, Roberta Bermudes, Rony Soares, Thiago Borges, Tiago Hartwig, Vinícius Costa e Alessandra Costa.