Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Licenciatura em Computação realiza Projeto de Extensão de Robótica Educacional em parceria com a SMED

DIVULGAÇÃO

Projeto tem início no dia 19 de abril e faz parte da formação docente dos estudantes de Licenciatura em Computação
publicado: 18/04/2023 16h19, última modificação: 18/04/2023 16h19

Os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Extensão Universitária do oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Computação, iniciam nesta quarta-feira, dia 19 de abril, mais um projeto de extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) do município de Pelotas.

O projeto intitulado "Cultura Maker: Superando Desafios da Matemática através da Programação utilizando a Robótica Educacional", sob coordenação do professor Tauã Milech Cabreira, em parceria com as professoras Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas e Luisa Souza Van der Laan, ofertará oficinas de Robótica Educacional para auxiliar estudantes do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática. O projeto, que será realizado ao longo de 10 semanas, será ofertado para cerca de 20 estudantes do 9º ano da EMEF Ministro Arthur de Souza Costa, localizada na Cascata, zona rural de Pelotas.

O professor Tauã, coordenador do Curso de Licenciatura em Computação do IFSul - Campus Pelotas, ressalta a importância do projeto, que será o primeiro a ser desenvolvido no novo laboratório IFMaker da instituição:

"Trata-se de uma proposta pedagógica diferenciada aos estudantes do ensino fundamental em relação ao ensino da Matemática. Muitos destes estudantes apresentam dificuldades no entendimento de conceitos que, por vezes, parecem abstratos e distantes de sua realidade. Com este projeto, esperamos estimular a criatividade na resolução de problemas do cotidiano e auxiliar na compreensão de conceitos da Matemática de forma mais lúdica e prática, além de desenvolver outras competências importantes como o trabalho em equipe e a capacidade analítica dos estudantes."

O coordenador também destaca a relevância do projeto de extensão na formação docente dos estudantes de Licenciatura em Computação:

"Este é o último estágio do currículo do curso. Nossos estudantes estão se preparando para a realização das oficinas desde o início do semestre. Já participaram de workshops de Robótica Educacional ofertados no âmbito do próprio curso pela professora Rosimeri Guarenti, realizaram a elaboração do planejamento do curso e das aulas com as professoras Márcia e Luisa e prepararam todo o material didático, incluindo guias de montagem e vídeos contendo instruções aos estudantes. Além disso, temos outro estudante voluntário participando do projeto para desenvolver sua pesquisa relacionada ao Trabalho de Conclusão de Curso. Esperamos conseguir promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão."