Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jogos Intercursos 2018 começam neste sábado (12)

Jogos Intercursos 2018 começam neste sábado (12)

Cerimônia de abertura está marcada para as 14h, no ginásio do câmpus
publicado: 09/05/2018 12h56, última modificação: 09/05/2018 13h17

Começa neste sábado (12) mais uma edição dos Jogos Intercursos do câmpus Pelotas. A maior e mais aguardada competição esportiva da instituição de ensino vai até o dia 18, com disputas em modalidades coletivas e individuais. A grande novidade deste ano é com relação à arrecadação de alimentos. Conforme o regulamento, os cursos que atingirem a marca de, pelo menos, 20 kits angariados somam 13 pontos na classificação geral. Decisão que, além de colocar o evento de 2018 como um dos mais solidários dos últimos anos, pode definir a briga pelo título de campeão.

“Essa mudança no regulamento foi muito positiva. Isso vai motivar os cursos a arrecadarem ainda mais alimentos. A química continua com o mesmo espírito solidário, e estamos bastante focados nesta prova. Todo o trabalho de arrecadação é mérito dos alunos, que vão à luta. Assim como em anos anteriores, definimos que nenhum professor da química contribuirá com dinheiro para a compra dos kits”, comenta a professora Nadja Costa, coordenadora do curso técnico em química, campeão de arrecadação de alimentos nos Jogos Intercursos do ano passado.

A docente diz que o regulamento deste ano trouxe uma evolução nesse quesito, mas que pode avançar mais nas próximas edições. “Acho que deveria ter um número mínimo e máximo de kits, com sistema de pontuação diferenciado para quem ultrapassasse o número máximo de kits”, opina Nadja, que acredita muito no espírito solidário do curso técnico em química e espera que os 13 pontos façam realmente a diferença na pontuação geral.

Lembrando que a arrecadação de alimentos é um “evento” independente e não faz parte da avaliação de melhor torcida. O campeão desta prova receberá troféu.

“A marca dos Jogos Intercursos deste ano, sem dúvida, será a solidariedade”, afirma a professora de educação física e uma das organizadoras da competição, Fabiana Montiel.

Outro ponto importante no regulamento é que o tênis de mesa deixa de ser uma modalidade de caráter experimental e passa a valer pontos a partir deste ano, assim como aconteceu com a ginástica artística em 2015. Também houve mudança no número de equipes inscritas. Agora, cada curso só poderá participar com uma equipe masculina e feminina por turno. Já na parte disciplinar, haverá maior rigidez nas punições, com possibilidade de perdas que ultrapassam os três pontos, até então utilizados como limite máximo em caso de infrações. A quantidade de pontos a ser descontada será definida pela comissão organizadora, caso a caso.

Conforme os organizadores, mais de 1 mil alunos de cursos técnicos integrados estarão envolvidos com os Jogos Intercursos, seja na torcida ou inscritos em alguma das oito modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, ginástica artística, xadrez e tênis de mesa.

Cerimônia

A cerimônia de abertura dos Jogos Intercursos 2018 acontece neste sábado, às 14h, no ginásio do câmpus, com o desfile das delegações dos cursos técnicos integrados, juramento dos atletas e o acendimento da pira. A única prova em disputa neste dia será a rústica, as demais, entre segunda (14) e sexta-feira (18).

Essa edição do evento ainda tem uma disputa particular. Eletrotécnica, campeã em 2016 e 2017, e eletrônica, vice em 2016 e 2017, devem brigar pela hegemonia em praticamente todas as modalidades. E o motivo é simples: além da rivalidade histórica, está em jogo a posse definitiva do troféu de campeão geral dos Jogos Intercursos. Se a eletrotécnica vencer novamente, vai passar a ostentar em sua galeria o símbolo máximo dessa conquista. Esse ano promete!

>>> Confira aqui o regulamento dos Jogos Intercursos 2018