Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 do IFSul estão abertas

Inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 do IFSul estão abertas

O prazo vai até às 19h do dia 29 de julho
publicado: 04/07/2022 16h29, última modificação: 08/07/2022 07h58

Estão abertas, até 29 de julho, as inscrições para Processo Seletivo de 2022/2, do IFSul. No câmpus Pelotas, estão sendo ofertadas 612 vagas para cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes), todos gratuitos e no modelo presencial. A  inscrição deve ser realizada pelo Sistema Gestor de Concursos (SGC), já o sorteio eletrônico  será efetuado às 9h do dia 03 de agosto e divulgado no canal IFSul transmissões, no Youtube.

Inscrições para cursos técnicos integrados

Inscrições para cursos técnicos concomitantes/subsequentes

Acesse aqui os editais

Acesse aqui o canal IFSUL TRANSMISSÕES

É importante lembrar que no momento da inscrição os candidatos devem ler as informações completas sobre o processo, que estão disponíveis nos editais. Os resultados serão divulgados pelo site do Processo Seletivo, a partir do dia 05 de agosto, e as aulas para os novos estudantes começam no segundo semestre do ano letivo de 2022.  Caso haja necessidade de outras chamadas para o preenchimento de vagas remanescentes, elas serão publicadas no site do Processo Seletivo. Reitera-se que é de suma responsabilidade do candidato manter-se informado sobre possíveis chamadas extras.

SISTEMA DE INGRESSO

A seleção possui dois sistemas de ingresso, que vão de acordo com a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Nas cotas para egressos de escolas públicas, há categorias específicas a cerca de renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para pessoas com deficiência.

Segundo o Pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento da Silva, essa será o último processo via sorteio, amparado pela resolução do Consup. Os sucessivos ingressos serão por meio de provas presenciais para editais lançados no segundo semestre, no qual a equipe se planeja para novo sistema com software de seleção.

QUADRO DE VAGAS

No Câmpus Pelotas, as 612 vagas estão distribuídas da seguinte maneira:

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Para concorrer às vagas dos cursos integrados é preciso comprovar a conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, na data da matrícula.

Técnico em Comunicação Visual (tarde) – 30 vagas

Técnico em Design de Interiores (manhã) – 30 vagas

Técnico em Edificações (manhã) – 34 vagas

Técnico em Eletrônica (manhã) – 30 vagas

Técnico em Eletrônica (tarde) – 30 vagas

Técnico em Eletrotécnica (manhã) – 25 vagas

Técnico em Eletrotécnica (tarde) – 25 vagas

Técnico em Eletromecânica (manhã) – 36 vagas

Técnico em Química (tarde) – 32 vagas

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma concomitante os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo ou a primeira série do Ensino Médio concluída.

Técnico em Eletrônica (noite) – 16 vagas

Técnico em Mecânica (manhã) – 24 vagas

Técnico em Mecânica (tarde) – 24 vagas

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma subsequente os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

Técnico em Edificações (noite) – 32 vagas

Técnico em Eletromecânica (noite) – 32  vagas