Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para treinos de Aikido

Inscrições abertas para treinos de Aikido

Atividade ocorrerá toda quinta-feira, às 19h, no ginásio do câmpus Pelotas
publicado: 31/07/2018 09h41, última modificação: 31/07/2018 09h41

A partir de 16 de agosto, alunos e servidores do câmpus Pelotas poderão participar de treinos semanais de Aikido. A atividade será realizada às quintas-feiras, às 19h, no ginásio da instituição.

As inscrições estão abertas. Interessados devem procurar a Coordenadoria de Educação Física para confirmar vaga. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos. No treino inicial, os praticantes devem levar camisa de manga comprida leve; calça de moletom, tactel ou legging; top (para mulheres); e chinelos.

Conforme o Instituto Sul-Brasileiro de Aikido, esta arte marcial é originária do Japão e busca coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais. Não é apenas uma arte marcial, técnica de defesa pessoal ou um esporte. É um caminho para o crescimento do homem.

No plano corporal/mecânico, caracteriza-se por técnicas de projeção ou torções de articulações que neutralizam o agressor, aproveitando sua própria energia com um mínimo de força física. Tem como diferença fundamental, quando comparado a outras artes marciais, a ausência de competição entre os praticantes e uma forte ênfase na preservação dos valores morais, na disciplina e na hierarquia. A competição no Aikido é da pessoa com ela mesma. A cada momento, o praticante busca, assim, ser melhor do que era antes.

registrado em: ,