Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Processo Seletivo Inverno 2023/2

Inscrições abertas para o Processo Seletivo Inverno 2023/2

PROCESSO SELETIVO

Câmpus Pelotas conta com mais de 600 vagas para cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes
publicado: 20/04/2023 16h56, última modificação: 24/04/2023 09h19

O IFSul abriu, nesta quarta-feira (19), as inscrições do seu Vestibular para cursos técnicos de forma integrada, subsequente e concomitante. O câmpus Pelotas oferece mais de 600 vagas em diversos cursos. As inscrições acontecem até o dia 19 de maio, às 16h.

>> FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI

>> ACESSE OS EDITAIS DO VESTIBULAR IFSUL 2023/2

Inscrições

As inscrições para o Vestibular podem ser feitas até o dia 19 de maio, às 16h, pelo Portal do Candidato. Para realizar a sua inscrição, o candidato deve fazer o seu cadastro no site e, em seguida, se inscrever para o curso desejado. O candidato concorrerá a apenas uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.

Formas dos cursos

A oferta de vagas do processo seletivo conta com cursos nas formas integrada, concomitante e subsequente. Confira as características de cada forma:

Integrado: nessa modalidade o curso técnico e o ensino médio são realizados ao mesmo tempo, de forma integrada, no IFSul. Para fazer um curso técnico integrado é preciso ter comprovante de conclusão do ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula.

Cursos técnicos integrados ao ensino médio -

• Design Gráfico

• Design de Interiores

• Edificações

• Eletrônica

• Eletrotécnica

• Química

• Eletromecânica

Concomitante: na forma concomitante, a/o estudante obtém a formação técnica no IFSul. Quem ainda não concluiu o ensino médio, precisará cursá-lo ao mesmo tempo em outra escola. Para se matricular nesses cursos é preciso ter concluído, pelo menos, a primeira série do ensino médio.

Cursos técnicos na forma concomitante -

• Eletrônica

• Mecânica

Subsequente: já os cursos ofertados na forma subsequente são voltados a quem já concluiu o ensino médio. Para se candidatar a uma vaga nessa modalidade, o estudante precisa ter o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula.

Cursos técnicos subsequentes -

• Edificações

• Eletromecânica

• Eletrotécnica

• Mecânica

• Química

• Telecomunicações

Seleção

A seleção para os cursos técnicos ofertados será por meio de prova de conhecimentos. A prova de conhecimentos das formas subsequente e concomitante será realizada no dia 04 de junho, às 9h. Os cursos de forma integrada será realizada no dia 4 de junho, às 16h.

Sistemas de ingresso

Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

IMPORTANTE: As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais do Vestibular - em processoseletivo.ifsul.edu.br - e devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.

Com informações da Comunicação Social da Reitoria do IFSul