Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o processo seletivo do IFSul

Inscrições abertas para o processo seletivo do IFSul

CHEGOU A HORA!

Prazo vai até 30 de junho. Participante desta edição, câmpus Pelotas está ofertando 566 vagas em cursos técnicos e superiores
publicado: 02/06/2021 23h52, última modificação: 02/06/2021 23h52

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para o processo seletivo extraordinário do IFSul. No câmpus Pelotas, estão sendo ofertadas 566 vagas para cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes) e superiores, todos gratuitos. O ingresso dos selecionados está previsto já para o próximo semestre letivo.

>> Faça sua inscrição

>> Confira aqui os editais

A seleção para os cursos técnicos será realizada por meio de sorteio eletrônico, que contará com transmissão ao vivo prevista para o dia 13 de julho, às 14h. A divulgação dos resultados do sorteio será feita exclusivamente pelo site do Processo Seletivo a partir do dia 15 de julho de 2021. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.

Já para os cursos superiores, o sistema utilizará para classificação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, 2019 ou 2020. Para efeito de classificação, o candidato deverá informar, no momento da inscrição, a partir de sua livre escolha, o ano da edição do Enem que deseja utilizar. De acordo com o edital, o resultado deverá ser publicado a partir do dia 19 de julho. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.

Vale lembrar que as inscrições são gratuitas, assim como os cursos oferecidos pela instituição, e todas as informações oficiais estarão disponíveis na página do Processo Seletivo do IFSul.

Sistemas de ingresso

Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas.

Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Vagas ofertadas

Todos os cursos ofertados nesta edição do processo seletivo pelo câmpus Pelotas são presenciais. Contudo, por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, eles serão realizados de forma remota enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas no IFSul.

A data de início das aulas será estabelecida de acordo com calendário acadêmico aprovado em cada câmpus. As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais do processo seletivo, que devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.

No câmpus Pelotas, as 566 vagas estão distribuídas da seguinte maneira:

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma integrada somente os candidatos que comprovarem conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, na data da matrícula.

Técnico em Comunicação Visual (tarde) – 20 vagas

Técnico em Design de Interiores (manhã) – 20 vagas

Técnico em Edificações (manhã) – 24 vagas

Técnico em Eletromecânica (manhã) – 24 vagas

Técnico em Eletrônica (manhã) – 20 vagas

Técnico em Eletrônica (tarde) – 20 vagas

Técnico em Eletrotécnica (manhã) – 18 vagas

Técnico em Eletrotécnica (tarde) – 18 vagas

Técnico em Eletrotécnica (noite) – 18 vagas

Técnico em Química (tarde) – 20 vagas

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma concomitante os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo ou a primeira série do Ensino Médio concluída.

Técnico em Eletrônica (noite) – 14 vagas

Técnico em Mecânica (manhã) – 20 vagas

Técnico em Mecânica (tarde) – 20 vagas

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma subsequente os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

Técnico em Edificações (noite) – 22 vagas

Técnico em Eletromecânica (noite) – 22 vagas

Técnico em Eletrotécnica (noite) – 14 vagas

Técnico em Mecânica (noite) – 20 vagas

Técnico em Química (manhã) – 22 vagas

Técnico em Química (noite) – 20 vagas

Técnico em Telecomunicações (manhã) – 22 vagas

Técnico em Telecomunicações (tarde) – 22 vagas

Técnico em Telecomunicações (noite) – 22 vagas

CURSOS SUPERIORES

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos superiores os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

Bacharelado em Design (noite) – 23 vagas

Engenharia Elétrica (noite) – 35 vagas