Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o 6º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso

Notícias

Inscrições abertas para o 6º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso

PARTICIPE

Online e totalmente gratuito, evento será realizado entre os dias 10 de junho e 15 de julho
publicado: 17/05/2021 14h53, última modificação: 18/05/2021 15h53

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso (SPAD). O evento, que ocorrerá entre os dias 10 de junho e 15 de julho, é gratuito e será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e pelo canal do câmpus Pelotas no YouTube.

Conforme os organizadores, o seminário tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre práticas de análise discursiva de diferentes materialidades, tendo como arcabouço teórico a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, além de apresentar pesquisas contemporâneas desenvolvidas na área e trabalhar dispositivos e procedimentos de análise.

O público-alvo são professores e graduados que atuam em áreas de linguagens, ciências humanas e sociais, psicanálise, comunicação social, dentre outras afins.

A programação oficial prevê três palestras em junho (dias 10, 22 e 24) e mais três em julho (dias 1º, 8 e 15). Os palestrantes convidados para esta edição são professores doutores com grande experiência em AD, oriundos do IFSul e de outas instituições e programas de pós-graduação,

“Sem dúvida, os profissionais convidados poderão contribuir muito para que estudantes e pesquisadores em formação possam refinar e qualificar seus objetos de pesquisa”, destacam Gilnei Oleiro Corrêa e Cristina Zanella Rodrigues, coordenadores do 6º SPAD e docentes no curso de pós-graduação lato sensu em linguagens verbo/visuais e tecnologias do câmpus Pelotas.

>> INSCREVA-SE AQUI!

Quem não conseguir se inscrever poderá acompanhar o seminário pelo canal do câmpus Pelotas no YouTube e enviar perguntas aos palestrantes por meio do chat.

>> ACOMPANHE PELO YOUTUBE

A abertura oficial está marcada para 10 de junho, às 19h, e contará com a presença do diretor-geral do câmpus, professor Carlos Corrêa. Também neste dia, será realizada a primeira palestra do evento, intitulada “Malévola x Bela Adormecida” – “Inesperado x Estabelecido” e ministrada pela professora Clóris Maria Freire Dorow, do câmpus Pelotas.

Para mais informações ou dúvidas, basta enviar e-mail para pglvvt.ifsul@gmail.com. O 6º SPAD conta com o apoio do IFSul/câmpus Pelotas, Sinasefe/IFSul e curso de pós-graduação lato sensu em linguagens verbo/visuais e tecnologias. 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL 

10/06/2021 (quinta-feira) - Abertura Direção Geral “Malévola X Bela Adormecida - Inesperado X Estabelecido”. Profª Drª Clóris Maria Dorow (IFSul/Pelotas).

22/06/2021 (terça-feira) “Discurso, texto e memória: a discursividade digital em análise”. Profª Drª. Cristiane Dias (Unicamp).

24/06/2021 (quinta-feira) “Da tragédia à farsa: a falsificação da palavra no discurso político sobre a devastação da Amazônia”. Profª Drª. Aracy Ernst (UFPel e FURG).

01/07/2021 (quinta-feira) “MAFALDA: reflexões sobre sentido e resistência”. Profª Drª Luciane Botelho Martins (EMEF Bento Gonçalves/Prefeitura de Rio Grande).

08/07/2021 (quinta-feira) “Notas sobre o corpo na Análise de Discurso”. Profª Drª Luciana Vinhas (UFPel).

15/07/2021 (quinta-feira) “Discursos sobre educação em tempos de pandemia: entre o desejo e a falta”. Profª Drª Rosely Machado (FURG).