Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o 1º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso e Imagem

Notícias

Inscrições abertas para o 1º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso e Imagem

PARTICIPE

Prazo vai até 26 de maio. Evento será online e transmitido ao vivo pelo canal do câmpus Pelotas no YouTube
publicado: 16/05/2022 10h08, última modificação: 16/05/2022 10h08

Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o 1º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso e Imagem (Spadi). Promovido pelo curso de pós-graduação em linguagens verbo/visuais do câmpus Pelotas, o evento é gratuito, online e contará com transmissão ao vivo pelo canal da instituição de ensino no YouTube.

>> INSCREVA-SE AQUI!

O 1º Spadi, conforme os organizadores, é uma reformulação do tradicional Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso (Spad). Nesta atualização da proposta, além dos diversos analistas de discurso que apresentarão suas pesquisas, trazendo seus gestos de análise sobre diferentes materialidades discursivas, será somada a presença de estudiosos da imagem a partir da perspectiva artística.

A primeira edição do Spadi tem como objetivo promover um espaço de reflexão e aprendizagem, destacando os principais conceitos teóricos da Análise de Discurso (AD) pecheuxtiana, as pesquisas desenvolvidas atualmente nesta área, além de trabalhar os dispositivos e procedimentos de análise de discurso e imagem.

O público-alvo do evento são licenciados e graduados que atuam na área de linguagens, ciências humanas e sociais, psicanálise, comunicação social, design, dentre outras afins, ou entrecruzadas, como ciências da terra, engenharias e exatas.

Programação

O 1º Spadi será totalmente virtual. Seu início está marcado para 26 de maio, às 19h. A abertura oficial terá como convidados representantes da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, da direção-geral do câmpus Pelotas e da coordenação do curso pós-graduação em linguagens verbo/visuais. Também neste dia será realizada a primeira palestra virtual do evento, ministrada pela professora Mariana Garcia de Castro Alves, da Faculdade de Tecnologia de São Paula (Fatec/SP), que abordará o tema “Do silêncio à latência: efeitos da materialidade brasileira na teoria do discurso”.

As demais palestras também ocorrerão às quintas-feiras, das 19h às 21h, nas seguintes datas: 2, 23 e 30 de junho e 7 e 14 de julho. Todas elas serão gravadas e estarão disponíveis na playlist do evento que será criada no canal do câmpus Pelotas no YouTube.

Para mais informações, basta enviar e-mail para spadi.ifsul@gmail.com.

Confira na arte abaixo a programação completa do evento.