Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para estudantes em projeto internacional lançado pelo Pelotas Parque Tecnológico e IFSul

PARTICIPE

Alunos de todas as áreas do conhecimento, vinculados a institutos federais e universidades, têm até 22/10 para efetuar a inscrição
publicado: 21/10/2021 09h19, última modificação: 21/10/2021 09h19
Uma iniciativa de desafio para estudantes de diversas áreas de universidades ao redor do mundo foi lançada pelo Pelotas Parque Tecnológico e Instituto Federal Sul-Rio-Grandense no projeto Link me Up - 1000 Ideias - Sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo Portugal/Brasil. Com o objetivo de conectar pessoas, ideias e negócios, e vinculado ao Demola, programa europeu H2020, o evento está com inscrições abertas para o time  “Desafio Time Aberto de Inovação” até o dia 22 de outubro.  Estudantes vinculados aos institutos federais e universidades podem se inscrever no site: https://portal.linkmeup.pt/cases/1254.

Raquel Paiva Godinho, professora da Coordenadoria de Design do IFSul/câmpus Pelotas e facilitadora do programa Demola, destaca que a iniciativa será uma oportunidade para a inclusão do Pelotas Parque no cenário internacional e para o desenvolvimento de resultados inovadores a longo prazo. “O desafio irá oportunizar a criação de vínculos com instituições tanto nacionais como internacionais, e com certeza, obter resultados finais benéficos, com estratégias e soluções para desafios futuros do próprio Pelotas Parque, e de iniciativas para o setor de ecossistemas de inovação”, explica Raquel.

O projeto, aprovado por meio do edital Parque Ativo chamada 01-2021, terá a equipe composta pela professora Raquel Godinho, e contará com a participação de até seis estudantes selecionados, membros da equipe diretiva e parceiros do Pelotas Parque Tecnológico.

Rosâni Ribeiro, Diretora Executiva do Pelotas Parque, explica que a iniciativa amplia ainda mais a atuação do ecossistema de inovação promovido pelo local, e ainda oportuniza a chegada de novas ideias e proposições. “Com uma atuação cada vez mais caracterizada pela curiosidade científica, a nossa parceria com o IFSul tem trazido muitos frutos, assim como esse projeto, que vem auxiliar todas as cadeias produtivas que constituímos aqui no Pelotas Parque. Temos certeza de que diversos estudantes se beneficiarão desse projeto, que trará conhecimentos baseados na inovação e cocriação para atenuar ainda mais o crescimento desse ecossistema”, conclui.

Time Aberto de Inovação

Com a proposta de buscar conexões transformadoras entre academia, terceiro setor, empresas e empreendedores, o Time Aberto de Inovação do Pelotas Parque Tecnológico e IFSul unirá a cooperação para auxiliar e compreender os desafios para a sociedade e melhorar a cocriação em ecossistemas de inovação.

O cronograma da equipe seguirá as seguintes etapas:

• 22 de outubro de 2021 - Fim do período de inscrições
  • 25 de outubro de 2021 - Início das atividades
  • A partir de 25 de outubro de 2021 - Início dos dias de Boot Camp
  • 17 de dezembro de 2021 - Conclusão de projetos e demonstrações finais

O evento também agrega 13 instituições de ensino superior politécnico portuguesas e 10 instituições de ensino brasileiras. Entre as Universidades e Institutos participantes estão o IFSul, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal da Bahia (IFBA), O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSERTÃO-PE).
Fonte: Pelotas Parque Tecnológico