Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica

TECNOLOGIA

Etapa nacional do evento acontece na Furg, em outubro
publicado: 07/05/2019 15h59, última modificação: 07/05/2019 15h59

Em outubro, estudantes de todo o país participam, em Rio Grande, da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição científica busca envolver jovens estudantes para o desenvolvimento da robótica, área em expansão no mundo todo, mas ainda com pouca relevância no cenário nacional.

Para que a disputa nacional entre robôs aconteça entre 22 e 26 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), antes, os estudantes participam das etapas estaduais. Apenas os classificados garantem vaga. E a disputa em Rio Grande garante ainda uma vaga na competição internacional de robótica RoboCupJunior Rescue Line.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio. Há três níveis de competição para a modalidade prática, que contemplam estudantes de ensino fundamental, médio ou técnico. Alunos de cursos pré-vestibulares também podem participar. São equipes de, no mínimo, dois e, no máximo, quatro integrantes, com a tutoria de um professor, ligado a alguma instituição de ensino. Há ainda a modalidade Equipe de Garagem, em que nem os estudantes nem o professor tutor precisam estar vinculados a instituições de ensino. A idade máxima para participação dos estudantes é 19 anos.

Além da competição prática, há ainda uma modalidade teórica, de estudo sobre robótica. Essa modalidade tem provas que serão aplicadas nas próprias escolas dos estudantes, em duas fases, 7 de junho e 23 de agosto. As provas abrangem conteúdos disponibilizados no Manual de Estudos da Olimpíada, e há cinco diferentes níveis, que contemplam desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio.

Todas as informações sobre inscrições, nas diferentes modalidades, estão disponíveis no site da OBR.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada pela Universidade Federal de São Carlos, pelo Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), pelo Sesi São Paulo e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com apoio do governo federal.

Mais informações podem ser obtidas no site www.robotica.org.br, ou pelo email robotica@furg.br.

Fonte: Lara Nasi – Assessoria Imprensa da Furg

registrado em: , ,