Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Início do primeiro período letivo do ano está marcado para o dia 23 de fevereiro

VOLTA ÀS AULAS

Recepção para novos estudantes será realizada na próxima quinta-feira, no auditório da instituição, nos três turnos
publicado: 17/02/2023 10h03, última modificação: 24/02/2023 10h49

O dia 23 de fevereiro marca oficialmente o início do primeiro período letivo do ano de 2023 no câmpus Pelotas para todos os cursos técnicos de nível médio e superiores de graduação. Os novos estudantes dos cursos técnicos e de graduação serão recepcionados no auditório Enilda Feistauer, onde receberão as boas-vindas da direção. Os encontros ocorrerão nos três turnos, às 8h, 14h e 19h30min. Os demais estudantes terão aula normal, conforme o horário de cada curso.

Após a conversa no auditório, os estudantes serão encaminhados aos seus respectivos cursos pelos próprios coordenadores pedagógicos dos cursos. Além de uma apresentação específica sobre o curso, os estudantes poderão realizar uma visita às instalações do curso e do câmpus.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O Calendário Acadêmico 2023 do câmpus Pelotas prevê o desenvolvimento do primeiro semestre letivo no período de 23 de fevereiro a 17 de julho. Já o segundo semestre letivo está previsto para ter início no dia 31 de julho e término no dia 22 de dezembro.

>>CONFIRA O CALENDÁRIO AQUI

Junto com o Calendário Acadêmico 2023 também foram divulgados os Calendários de Atividades 2023/1 para os cursos técnicos de nível médio e superiores de graduação do câmpus, que tratam especificamente dos cronogramas estabelecidos pelo Departamento de Registros Acadêmicos (DERA) para que o estudante, por exemplo, solicite retorno de trancamento, troca de forma de curso, aproveitamento de estudos, ajuste de disciplinas, além de outros procedimentos.

>> CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO DERA

HORÁRIOS DOS CURSOS

Os horários das aulas de todos os cursos técnicos de nível médio e superiores de graduação estão disponíveis no banner ENSINO deste site.

>> Clique AQUI para acessar os horários do seu curso.

O estudante também pode conferir seus horários através do sistema de registros acadêmicos (SUAP).

ACESSO AO SUAP

Se você, estudante, encontrar dificuldades para acessar o SUAP, acesse o vídeo abaixo com as orientações.

>> Vídeo: Como acessar o Suap? SEM LIBRAS / COM LIBRAS

Caso o acesso ao Suap não tenha sido realizado com sucesso, o estudante pode recorrer ainda ao material abaixo, elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DETI) do câmpus Pelotas.

>> TUTORIAL PARA ACESSO AOS SISTEMAS

Caso ainda haja dúvidas sobre a utilização do SUAP, é recomendada a leitura do Manual do Estudante, disponibilizado no espaço do estudante, no portal do IFSul.

>> MANUAL SUAP P/ ESTUDANTES

ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DO CÂMPUS PELOTAS

Para acessar as dependências do câmpus Pelotas, o estudante deverá apresentar sua carteirinha estudantil disponibilizada anteriormente.

Os estudantes que perderam sua carteirinha estudantil ou que são ingressantes do primeiro período letivo do ano deverão imprimir o comprovante de matrícula através do próprio sistema acadêmico e apresentar o documento na portaria de acesso.

Para acesso ao sistema e impressão do comprovante de matrícula, veja as orientações a seguir.

>> Vídeos: Como emitir documentos através do SUAP? SEM LIBRAS / COM LIBRAS

>> TUTORIAL PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

Carteirinha estudantil para os estudantes ingressantes 2023/1

Os estudantes ingressantes 2023/1 receberão as carteirinhas estudantis no início do período letivo, nas próprias salas de aula. Os servidores assistentes de alunos do Departamento de Estrutura Funcional do Ensino (DEEFE) irão até as salas de aulas para realizar a entrega assim que a gráfica do câmpus Pelotas finalizar a produção.

Segunda via da carteirinha estudantil e selo do semestre 2023/1

Os estudantes que perderam sua carteirinha estudantil e necessitam de segunda via devem solicitar diretamente no DEEFE.

Já para a atualização do selo 2023/1 da carteirinha, todos os estudantes, que não são ingressantes 2023/1, deverão se dirigir até o DEEFE e realizar a troca do selo, conforme cronograma estabelecido pelo Departamento.

Mapa simplificado para acesso às dependências do câmpus Pelotas

Para os estudantes ingressantes que ainda não conhecem as dependências do câmpus Pelotas, clique AQUI e acesse um mapa simplificado para lhe ajudar nos primeiros dias de aula.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Os estudantes que necessitam de apoio da Assistência Estudantil do IFSul devem acompanhar as publicações realizadas pela Coordenadoria de Assistência Estudantil (COAE) nas mídias oficiais do câmpus Pelotas.

Para compreender o que é a Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFSul acesse o material a seguir.

>> PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Edital para estudantes ingressantes 2023/1

Os estudantes ingressantes 2023/1 deverão aguardar a publicação de edital específico do câmpus Pelotas para concorrer aos benefícios da PAE IFSul.

A previsão é que o edital seja publicado em breve. Qualquer dúvida sobre a PAE IFSul pode ser esclarecida através de contato com a COAE do câmpus Pelotas.

E-mail: pl-coae@ifsul.edu.br

Editais para estudantes que já possuem Assistência Estudantil

A COAE publicou nesta quinta-feira (16/02), os Editais Nº 03/2023 - Confirmação de Auxílios de Assistência Estudantil e Nº 04/2023 – Regularização e Confirmação dos Auxílios de Assistência Estudantil.

Clique AQUI para acessar os editais.