Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul, UCPel, UFPel e Biri unidas para envasar álcool líquido e produzir álcool gel para o SUS

INICIATIVA

Produtos e insumos para sua produção estão em falta no mercado devido à alta procura em farmácias e supermercados
publicado: 20/03/2020 16h47, última modificação: 20/03/2020 16h47

Uma soma de esforços entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), a Universidade Católica de Pelotas(UCPel), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul e a empresa de bebidas Refrigerantes Biri tem como objetivo envasar álcool líquido e produzir álcool gel para abastecer hospitais e unidades do Sistema Único de Saúde de Pelotas e região.

A demanda pelos produtos na rede de saúde está sendo discutida há alguns dias pelas instituições. Além de fazer orçamentos para compra de insumos, as três Instituições de Ensino Superior (IES) estão recolhendo os materiais disponíveis nas unidades acadêmicas para realizar a produção nos laboratórios de graduação e pós-graduação.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul disponibilizou uma carga de 30 mil litros de insumo para colaborar com a região. A remessa será estocada na fábrica da Biri e parte será envasada em garrafas pet de 2 litros de álcool líquido, o restante será utilizado para produzir álcool gel nos laboratórios das IES, a partir da próxima semana.

Vários docentes, técnico-administrativos e estudantes das três instituições estão se voluntariando para a produção do álcool gel, além de outras ações para o combate e prevenção do novo coronavírus. Além disso, a equipe de comunicação social do IFSul está criando o rótulo para os produtos.

O reitor do IFSul, Flávio Nunes, salientou que a união de esforços entre instituições de ensino, poder público e iniciativa privada é importante para enfrentar os desafios da sociedade, que neste momento é a pandemia do Coronavírus. “Só conseguiremos envasar o álcool líquido e produzir o álcool gel a partir do esforço de muitas pessoas destas instituições que estão empenhadas em ajudar no enfrentamento da crise. Vamos juntos vencer ou pelo menos amenizar a pandemia”, salienta.

O reitor da UFPel, Pedro Hallal, afirmou que a união de esforços entre três importantes instituições da região é essencial e destacou a importância da ciência neste sentido. “Eu não tenho dúvida de que venceremos a pandemia de coronavírus através da ciência e tecnologia. Fica o lembrete que o investimento nestas áreas deve ser contínuo. Não adianta cortar investimentos. A ciência vai nos salvar, mas para que ela nos salve de futuras pandemias precisamos que o investimento seja cada vez maior.”

A UCPel colocou a equipe técnica de professores e laboratórios a disposição para produção do álcool em gel. De acordo com o reitor, José Carlos Pereira Bachettini Junior, como universidade comunitária, a UCPel sempre esteve preocupada com os problemas da cidade e da região. “Em um momento em que os insumos para produção de álcool estão escassos e a indústria produtora de álcool gel eleva os preços, é importante que as instituições que cuidam da nossa cidade e da nossa região estejam juntas tentando minimizar problemas futuros em apoio ao poder público e principalmente em colaboração com a nossa sociedade”, destaca.

registrado em: , ,