Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul lidera entre os aprovados no Pave

IFSul lidera entre os aprovados no Pave

DESTAQUE

Pelotas, Canguçu e Camaquã foram as cidades com maior número de ingressos pelo programa
publicado: 15/01/2020 10h57, última modificação: 15/01/2020 10h57

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foi a instituição com o maior número de aprovados no Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) de 2019, da Universidade Federal de Pelotas. Somados os campi Pelotas, CAVG e Camaquã, a instituição aprovou 162 estudantes que agora ingressam na universidade para cursar a graduação. Além das escolas e instituições, a universidade divulgou as cidades de origem com maiores aprovações, sendo Pelotas a primeira, seguida por Canguçu e Camaquã.

Esta foi a edição com o maior número de inscritos em toda a história do Pave. Ao todo, 2,2 mil alunos se inscreveram nesta edição para cerca de mil vagas. Destes, 662 foram aprovados para 91 cursos de graduação. Nesta edição, 858 vagas foram direcionadas para cotistas e 149 para a ampla concorrência. Neste ano, 20% das vagas de todos os cursos da UFPel passam a ser direcionadas ao Pave.

Na avaliação do reitor Pedro Curi Hallal, o resultado contempla a intenção de uma política pública implementada nos últimos anos pela UFPel. “As escolas públicas representam 90% das matrículas do Ensino Médio. Nada mais justo que direcionar 90% das vagas para estas escolas”, argumentou. A iniciativa, disse, ajuda a corrigir desigualdades históricas e a valorizar o ensino público brasileiro e da região.

“Diferentemente de outras instituições, a UFPel é uma universidade do interior. Temos uma Zona Sul inteira pra atender e os números mostram que estamos atendendo. Isso é motivo de orgulho”, defendeu.

Conquista pelos livros

É dos corredores do Campus Pelotas, na Praça 20 de Setembro, a origem da maioria dos aprovados. Ao todo, 100 jovens estão ingressando na universidade através do programa. Na segunda colocação, o Campus CAVG, também pertencente ao IFSul, com 39 aprovados. Neste mesmo ranking ainda aparece o Campus Camaquã com 23 estudantes aprovados.

O número alto de aprovados, opinam os alunos, é uma soma de fatores. “A independência para estudar é um deles. Aqui tu aprende a correr atrás, é a tua responsabilidade que te faz ir em frente”, comenta Kellen Rocha, que passou para Medicina. O incentivo dos professores a pesquisas e projetos também foi fundamental para acender entre os alunos a vontade de seguir estudando. Para Kellen, a universidade acerta ao destinar mais vagas para instituições públicas. “Aqui tem gente com diferentes condições, diferentes origens. Ajuda a equiparar e mostra que a gente é capaz”, sustentou.

Para aqueles que não tinham condições de fazer curso preparatório, o próprio Grêmio Estudantil promoveu aulões para diferentes disciplinas. Aprovado em licenciatura em Química, Theo Roscoff ministrou aulas desta área, que se formou técnico. Ele está entre aqueles que seguirão estudando a mesma área do Ensino Médio técnico na universidade. Assim como aqueles formados em Técnico em Edificações que agora ingressam nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, por exemplo. “Os professores dizem que isso ajuda muito. Estar ambientado com o tema e até com a organização aqui, que é por disciplina, por semestre, como é na faculdade”, compara.

O resultado de destaque conquistado pela instituição, opinam os alunos, também é um argumento contra a política de cortes na educação federal, que gerou mobilização e atormentou o ano de 2019 no IFSul. “Fomos muito atacados. Isso mostra que os cortes não têm sentido. A gente não está aqui de brincadeira. O resultado mostra a importância de valorizar a educação pública”, indicou Natália Rodrigues Fagundes, também aprovada em Medicina.

Dez escolas que mais aprovaram

IFSul - Campus Pelotas - 100
IFSul - Campus CaVG - 39
Colégio Municipal Pelotense - 38