Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul lança edital para estudantes que necessitem de acesso a conectividade e disponibilização de equipamentos

ACESSO

Ação busca viabilizar o desenvolvimento das APNP, atendendo prioritariamente estudantes em vulnerabilidade social que necessitam de meios para acesso às tecnologias digitais
publicado: 16/09/2020 09h52, última modificação: 17/09/2020 12h35

O IFSul lançou nesta terça-feira (15) o edital voltado à seleção de estudantes que necessitem de meios para acessar as tecnologias digitais para a realização das atividades pedagógicas não presenciais (APNP), cujas diretrizes foram aprovadas em agosto. O público prioritário da ação é aqueles que se encontram em vulnerabilidade social. O edital prevê acesso à conectividade e disponibilização de equipamentos e está baseado na Política Emergencial de Inclusão Digital, aprovado por portaria IFSul.

>> Acesse aqui o edital com as informações oficiais da seleção

Tipos de auxílio - O documento prevê dois auxílios principais: a conectividade e a disponibilização de equipamentos. O primeiro, para os estudantes que não possuem acesso à internet, poderá ocorrer através da entrega de chip de celular ou de auxílio financeiro, depositado ao estudante. Já aqueles que não possuem recursos tecnológicos para a realização das APNP poderão solicitar o auxílio financeiro para a compra destes ou de acessórios. O estudante que receber o auxílio equipamento e/ou o auxílio acessório de equipamento deverá apresentar nota fiscal referente à aquisição do equipamento e/ou do acessório.

Podem participar da seleção todos os estudantes que necessitam de meios para acesso às tecnologias digitais e às atividades pedagógicas não presenciais, regularmente matriculados e frequentando os cursos técnicos de nível médio (EJA–EPT, integrados, concomitantes e subsequentes) e os cursos superiores de graduação. Segundo o edital, estudantes de pós-graduação matriculados e frequentando as APNP poderão se inscrever para o presente edital, pois os câmpus e a Reitoria deverão adotar procedimentos paralelos para garantir recursos para que os mesmos possam realizar as APNP.

LEIA TAMBÉM: Reitor Flávio Nunes fará live nesta quarta-feira sobre edital de inclusão digital

Inscrições - As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de setembro, e os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição online com todos os dados necessários, neste link.

O período de inscrições estará aberto em fluxo contínuo, mas para organização, transparência e agilidade do processo, a equipe de seleção adotará três fases de coleta de dados dos formulários. As inscrições para a primeira fase poderão ser feitas até o dia 21 de setembro.

No caso de estudantes que não tenham condições para preencher os formulários de inscrição de forma online, caberá a cada câmpus do IFSul articular com a Reitoria, através de sua comissão local, ações em paralelo para que se consiga acesso aos estudantes a fim de preencherem o formulário e o edital traz os contatos dos câmpus para esse fim.

Saiba mais - A criação dos auxílios foi amplamente discutida ao longo das últimas semanas. Primeiramente um grupo formado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) e representantes da Câmara de Assistência Estudantil elaborarou a Política Emergencial De Inclusão Digital, oficializada através da portaria 1.483 de 15 de setembro de 2020 e seu anexo.  Após diversas reuniões entre Proen, Colégio de dirigentes e Câmara de Assistencia Estudantil foram destinados à ação recursos orçamentários da assistência estudantil ainda não utilizados no exercício de 2020, em razão da suspensão das atividades presenciais. Além disso, haverá recurso proveniente do Projeto Alunos Conectados, do MEC, e complementação com outros recursos orçamentários da Reitoria e dos câmpus do IFSul, além do empréstimo de equipamentos dos câmpus.

Transmissão ao vivo sobre o tema - Todas as informações oficiais sobre o processo de seleção estão presentes no referido edital. Além disso, o reitor do IFSul, professor Flávio Nunes, fará uma live na quarta-feira (16) sobre o tema, com espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas no chat. A atividade pode ser acompanhada através do canal IFSul Transmissões no Youtube.

registrado em: ,