Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul lança edital de fomento à arte e à cultura

IFSul lança edital de fomento à arte e à cultura

OPORTUNIDADE

Objetivo é selecionar propostas de ações culturais e artísticas, no âmbito do IFSul, a serem contempladas com recursos financeiros
publicado: 06/08/2021 13h06, última modificação: 06/08/2021 13h17

Está aberto, até o dia 3 de setembro, o período para submissão de propostas ao edital de fomento à arte e à cultura no IFSul, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex). O edital 03/2021 tem como objetivo selecionar propostas de ações culturais e artísticas, no âmbito do instituto federal, a serem contempladas com recursos financeiros.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL PROEX 03/2021

As diversas manifestações culturais e artísticas contempladas pelo edital serão promovidas e divulgadas de maneira online, por meio de um evento que fará parte da programação da “Galeria Cultural na sua casa”, no ano de 2021. A fim de valorizar e fortalecer as atividades culturais desenvolvidas por servidores e estudantes dos câmpus e da Reitoria do IFSul ou em parceria com artistas locais, será apoiada pelo menos uma proposta por câmpus/Reitoria, totalizando 15 propostas de ações de eventos culturais e artísticos (inéditos ou já em andamento), podendo se enquadrar nas categorias de mídia ao vivo ou gravada.

De acordo com a coordenadora de Cultura e Eventos do IFSul, Sandra Vieira, “uma das principais metas do edital é a de promover a democratização do acesso aos bens culturais por parte das comunidades de abrangência do IFSul”.

Modalidades

As possíveis modalidades de eventos são: declamações, apresentações musicais, teatrais,  exposições em artes visuais, literatura, moda, entre outras linguagens artísticas e culturais. As propostas devem se enquadrar nas categorias ao vivo ou gravado, como apresentações artístico-culturais, debates culturais, mediação de leituras, clubes e quaisquer outras atividades que se enquadrem para realização online.

As iniciativas classificadas serão divulgadas na página da Galeria Cultural do IFSul e farão parte do calendário de atividades e exposições da Galeria durante o período de pandemia, podendo ser replicada nas páginas sociais dos proponentes.

Cuidados durante a pandemia

Além disso, em relação à pandemia, as propostas devem observar as orientações do IFSul no período de execução da ação, bem como as medidas preventivas do Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária e outras instâncias, de modo a resguardar a saúde de todos os envolvidos. Os cuidados de saúde detalhados no edital devem estar previstos na metodologia da ação proposta.

Recursos

Serão disponibilizados, por meio do edital, recursos financeiros no valor de R$ 30.000,00, oriundos da matriz orçamentária do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)/2021, prevendo o atendimento de pelo menos uma proposta de cada unidade (Câmpus/Reitoria) que tiver proposta(s) aprovada(s). Cada ação proposta deverá ser elaborada prevendo um valor orçamentário máximo de R$ 1.800,00.

Importante - As informações oficiais e completas sobre a seleção e a submissão de propostas estão disponíveis no edital Proex 03/2021, que deve ser lido atentamente por quem pretende participar do processo seletivo. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail proex@ifsul.edu.br.

registrado em: , , ,