Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul ganha a sua primeira incubadora empresarial de base tecnológica

IFSul ganha a sua primeira incubadora empresarial de base tecnológica

PIONEIRISMO

Nascida no câmpus Pelotas, iniciativa tem como objetivo proporcionar suporte técnico e gerencial para alavancar ideias empreendedoras
publicado: 30/03/2021 20h43, última modificação: 30/03/2021 20h43

O IFSul anunciou oficialmente a criação da sua primeira incubadora empresarial de base tecnológica. A iniciativa surgiu no câmpus Pelotas e deve beneficiar, em um primeiro momento, estudantes da unidade de ensino que tenham interesse em viver experiências empreendedoras e tirar suas ideias do papel, com potencial, inclusive, de levá-las ao mundo de trabalho.

Desde a construção e submissão da proposta ao edital de fluxo contínuo do IFSul até a sua formalização por meio de Portaria, foram, ao todo, cinco meses de muito trabalho e dedicação da equipe de servidores do câmpus que estão na linha de frente da incubadora. A gestão ficará a cargo da administradora Érica Martins, mas o time conta ainda com mais cinco integrantes, todos eles professores: Camila Ottonelli Calgaro, Diego Rodrigues Pereira, Mariana Piccoli, Raquel Paiva Godinho e Vagner Pinto da Silva.

A incubadora é a primeira da Rede Interna do IFSul (Reincsul) e vai oferecer estrutura física e suporte técnico e gerencial para fomentar oportunidades para que produtos e serviços originados nos próprios cursos oferecidos pelo câmpus, por exemplo, possam ser alavancados. Tudo isso vai acontecer em um espaço físico dentro das dependências da unidade de ensino, que ainda está em fase de definição.

“Ainda estamos estudando com a Coordenadoria de Projetos e Obras do câmpus onde será a sede da incubadora, mas o próximo passo é criar primeiro o regimento interno, que vai nortear todo o seu funcionamento”, explica Érica Martins.

Conforme a gestora, a seleção de projetos das empresas que serão incubadas ou pré-incubadas será por meio de edital. O primeiro deve sair até o final deste ano, adianta, e deve definir, entre vários pontos, o público-alvo da incubadora, que pode contemplar não só a comunidade acadêmica, mas também egressos.

“Tudo vai depender do que estiver estabelecido no regimento interno. Contudo, a longo prazo, a ideia é, sim, criar um espaço que seja aberto a toda a sociedade, assim como já ocorre em outras incubadoras, como as das universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel) de Pelotas”, ressalta.

No câmpus Pelotas, a incubadora estará diretamente ligada à Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex). De acordo com o regulamento da Reincsul, cada unidade de ensino poderá ter até três incubadoras, sendo uma de cada tipo - empresarial de base tecnológica, cultural e de empreendimentos econômico-solidários.

O IFSul não atuará com aporte financeiro aos incubados, no entanto, fornecerá todo o apoio necessário para que estes possam participar de editais de fomento externos, visando à obtenção de recursos para o desenvolvimento de seus projetos.

Para o titular da Dirpex, professor Julio César Ruzicki, a ação é mais uma oportunidade para os estudante obterem sucesso no mercado de trabalho, trazendo diversos benefícios para a região.

“Por meio dessa ação os alunos poderão abrir sua própria empresa e também criar mais postos de trabalho, gerando empregos e renda para toda nossa comunidade”, finaliza.

registrado em: ,