Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul é a única escola fora de SP convidada para a OPM 2017

IFSul é a única escola fora de SP convidada para a OPM 2017

COMPETIÇÃO

Representando o instituto, câmpus Pelotas sediará provas da 1ª fase no sábado (12)
publicado: 09/08/2017 11h18, última modificação: 09/08/2017 11h18

Dentre as mais de 190 escolas inscritas na edição 2017 da Olimpíada Paulista de Matemática (OPM), o IFSul é a única de fora do estado de São Paulo a participar da competição, na condição de convidada. Representante oficial do instituto federal no evento, o câmpus Pelotas sediará as provas da 1ª fase neste sábado (12), às 8h, no miniauditório 1.

Alunos do 1º ao 4º semestre que queiram participar devem confirmar sua intenção enviando e-mail para juliomohnsam@pelotas.ifsul.edu.br até quinta-feira (10). Os estudantes do câmpus Pelotas concorrerão no chamado nível Gama, que reúne competidores matriculados na 1ª e 2ª séries do ensino médio - equivalente ao 1º, 2º, 3º e 4º semestres das grades do IFSul. Vale ressaltar que não há limite para o número de participantes na 1ª fase. Todos os alunos interessados podem participar.

Nesta etapa, os candidatos terão um tempo máximo de três horas e meia para resolver os problemas matemáticos propostos. As provas serão elaboradas pela comissão organizadora e serão aplicadas e corrigidas pelos professores de cada escola participante.

Já na fase final, as provas serão elaboradas, aplicadas e corrigidas pela comissão organizadora, e ocorrerão na cidade de São Paulo, às 8h do dia 7 de outubro, em local a ser definido. A cerimônia de premiação será realizada no mesmo dia, a partir das 16h30min.

Em todas as fases, a participação dos alunos é individual, e sua identidade (RG ou RG escolar) será verificada durante a prova. É permitido o uso de régua, esquadros, compasso e calculadora simples. Não será permitido o uso de calculadora científica ou do gênero, bem como as de telefones celulares.

O que será cobrado nas provas?

Nível Gama - 1ª e 2ª séries do ensino médio

1ª Fase

Funções afins e quadráticas

Funções logarítmicas