Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul divulga nota de repúdio sobre manifestação machista em rede social

Notícias

IFSul divulga nota de repúdio sobre manifestação machista em rede social

POSICIONAMENTO

Assinam o documento o reitor Flávio Nunes, as diretoras e os diretores de todos os câmpus da instituição
publicado: 27/04/2021 18h42, última modificação: 27/04/2021 18h47

NOTA DE REPÚDIO

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), instituição de ensino pública e de relevante reconhecimento social, vem a público manifestar sua indignação e repúdio em relação a discurso misógino e machista, entendendo ser um ato de grande retrocesso à educação inclusiva, plural e diversa.

Na data de 26 de abril de 2021, foi publicado, em rede social, um comentário a respeito do resultado do pleito eleitoral para direção de um dos câmpus do IFSul, feito de forma isolada por um servidor do Instituto, contendo insultos de teor misógino, achincalhando não só uma das candidatas, mas todas as mulheres servidoras desta instituição. O discurso machista utilizado tende a reduzir mulheres a posições hierárquicas menores, relegar seu papel de subserviência aos homens e negar seu espaço de direito em todas as esferas da instituição. Atitudes como essa reiteram que precisamos agir coletivamente no enfrentamento à violência de gênero dentro do IFSul.

Nesse sentido, informamos que o Departamento de Educação Inclusiva da Pró-reitoria de Ensino, juntamente com o Grupo de Trabalho (GT) dos Núcleos de Gênero e Diversidade (Nuged), que traz representatividade de todos os câmpus do IFSul,  além de demonstrarem repúdio a qualquer ação e narrativa machista, já tinham como proposta de trabalho  a construção de uma política de prevenção e combate a todas as formas de assédio e violência do Instituto, que terá na perspectiva de gênero e diversidade, uma grande atenção. Prevê-se a elaboração de documento que sirva de marco normativo e que haja ações educativas que potencializem novos comportamentos, permeados pelo diálogo, respeito e democracia, a fim de mitigar violências de gênero como essa que observamos em nossa realidade.

Em relação ao fato, especificamente, estão sendo tomadas as providências cabíveis, ou seja, o encaminhamento para a Comissão de Ética.

Por último, registramos nossa solidariedade a todas as mulheres cis ou trans da instituição, sejam estudantes, servidoras e trabalhadoras terceirizadas, que são atravessadas por inúmeras e variadas formas de violência e desigualdade. Reiteramos nosso apoio e nossa luta por uma sociedade e uma instituição de educação que respeite e impulsione trajetórias educativas e profissionais de todas as mulheres.

 

Flávio Luís Barbosa Nunes

Reitor do IFSul

 

Giulia D’Avila Vieira

Diretora-geral do câmpus Bagé

 

Tales Emilio Costa Amorim

Diretor-geral do câmpus Camaquã

 

Jeferson Fernando De Souza Wolff

Diretor-geral do câmpus Charqueadas

 

Marco Antonio Da Silva Vaz

Diretor-geral do câmpus Gravataí

 

Magda Santos Dos Santos

Diretora-geral do câmpus Avançado Jaguarão

 

Claudia Redecker Schwabe

Diretora-geral do câmpus Lajeado

 

Rocelito Lopes De Andrade

Diretor-geral do câmpus Avançado Novo Hamburgo

 

Alexandre Pitol Boeira

Diretor-geral Do câmpus Passo Fundo

 

Carlos Jesus Anghinoni Correa

Diretor-geral do câmpus Pelotas

 

Álvaro Luiz Carvalho Nebel

Diretor-geral do câmpus Pelotas - Visconde Da Graça

 

Celso Silva Gonçalves

Diretor-geral do câmpus Santana Do Livramento

 

Fernando Rodrigues Montes D’Oca

Diretor-geral do câmpus Sapiranga

 

Mack Leo Pedroso

Diretor-geral do câmpus Sapucaia Do Sul

 

Cristian Oliveira Da Conceição

Diretor-geral do câmpus Venâncio Aires

registrado em: ,