Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formandas do Ana Terra participam de formatura e emocionam plateia

Notícias

Formandas do Ana Terra participam de formatura e emocionam plateia

INCLUSÃO

Programa deste ano contou com a presença de mulheres cisgênero e transgênero e travestis
publicado: 21/12/2018 11h57, última modificação: 21/12/2018 12h06

Trinta e duas das 36 selecionadas para a edição 2018 do programa Ana Terra subiram ao palco do auditório Enilda Feistauer na última quarta-feira (19) para receber seus certificados de conclusão do curso de cuidador de idosos. Executada pelo câmpus Pelotas, a iniciativa é baseada na metodologia Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil.

Com histórias de vida completamente diferentes uma das outras, mas carregando o peso da violência e da vulnerabilidade social em comum, as formandas encerraram um ciclo formativo no IFSul que contribuiu para a qualificação profissional e elevação da autoestima de cada uma delas.

A cerimônia contou com a presença do reitor do IFSul, Flávio Nunes, e de dirigentes da Reitoria e do câmpus Pelotas. A oradora da turma foi a aluna Ramony Simões e a paraninfa, a professora Viviane Aspirot Mendonça. Dentre os docentes e equipe multidisciplinar que atuaram no curso, foram homenageadas Daniela Caileo, Karla Mendes, Luana Bilhalva, Mariana Schnorr e Paula Harter.

O programa Ana Terra foi executado entre os meses de setembro e dezembro. Cada participante recebeu bolsa mensal de R$250,00, custeadas com recursos da Reitoria e do próprio câmpus Pelotas. Pela primeira vez, o edital contemplou mulheres cisgênero e transgênero e travestis, o que, segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Ligia Maciel, tornou o grupo bastante heterogêneo e recheado de histórias de vida “pesadas e angustiantes”.

“Sem dúvida, foi uma turma bastante heterogênea. Foi uma responsabilidade imensa selecionar 36 de 120 histórias de vida impressionantes, cada uma mais triste que a outra. No final de tudo, tenho a absoluta convicção de que as participantes saíram daqui transformadas, para melhor”, destaca Lígia.

A coordenadora pedagógica diz que ainda não está confirmada a realização da segunda edição do Ana Terra, mas afirma que todas as tratativas estão sendo mantidas para que o programa possa sair do papel em 2019.