Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição "Água de Beber" é aberta oficialmente

Notícias

Exposição "Água de Beber" é aberta oficialmente

CULTURA

Mostra teve origem no projeto desenvolvido pelo professor Charles Huber, na Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin
publicado: 17/04/2019 18h19, última modificação: 17/04/2019 18h37

Ocorreu nesta quarta-feira (17) a solenidade de abertura da exposição fotográfica "Água de Beber para a Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin", fruto do projeto de extensão coordenado pelo professor do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do câmpus Pelotas, Charles Huber. A mostra ficará aberta ao público até o dia 17 de maio, no saguão da unidade.

O projeto "Água de Beber", que começou a ser desenvolvido na metade de 2018, tem como objetivo principal buscar a melhoria da água consumida pelos indígenas da aldeia Altamira, no município do Jordão, no Acre, contribuindo para diminuição de doenças provenientes da água. Além disso, a ação extensionista visa colaborar para a preservação e continuidade da cultura e do povo Huni Kuin.

Na solenidade de abertura da exposição, o professor Charles Huber ressaltou a importância do projeto e sua satisfação em conviver com a comunidade indígena. Segundo ele, a ação extensionista chegou em 2019 com sua principal meta atingida: projetar e construir a primeira rede de distribuição de água potável da comunidade indígena.

Alusiva ao Dia do Índio, comemorado nesta sexta-feira (19), a mostra é uma seleção feita a partir de cerca de cinco mil fotos feitas por Huber nos meses em que esteve com os Huni Kuin, e conta ainda com vídeos, artesanatos e outros registros relacionados ao projeto desenvolvido na aldeia.

Ainda nesta quarta, às 18h30min, também no câmpus Pelotas, está prevista a projeção "Viaje pela Mata", uma concepção do artista gráfico e servidor do câmpus Pelotas, Wagner Passos. O trabalho reúne uma série de desenhos e imagens Huni Kuin e de outros povos, que serão projetados sobre as plantas do jardim do câmpus, acompanhados de sons e aromas da floresta, na tentativa de reproduzir a arte indígena e proporcionar aos visitantes um devir da relação natural humana com a natureza.

registrado em: ,