Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-aluno da ETP visita câmpus e recebe homenagens

Ex-aluno da ETP visita câmpus e recebe homenagens

HOMENAGEM

José Carlos da Silva Reis é egresso do então técnico em Construção de Máquinas e Motores
publicado: 06/04/2018 16h33, última modificação: 06/04/2018 19h34

Gratidão. Este é o sentimento que fez com que um grupo de 12 ex-alunos, acompanhados de suas esposas, viajassem mais de dois mil quilômetros – de Ouro Preto - MG a Pelotas. Eles vieram exclusivamente para prestar homenagens e conhecer toda a trajetória de seu antigo professor José Carlos da Silva Reis, que começou na antiga Escola Técnica de Pelotas (ETP).

José Carlos estudou por sete anos na ETP, hoje IFSul/câmpus Pelotas, onde fez o curso básico de Aparelhos Elétricos de Telecomunicações e o técnico em Construção de Máquinas e Motores, atual curso técnico em Mecânica. Segundo ele, foi daqui que extraiu conhecimento e inspiração para o modelo de escola que desenvolveu em Ouro Preto, em 1961, o Centro de Formação Profissional Senai Alcan.

Criado dentro da fábrica de alumínio Alcan do Brasil em parceria com o Senai MG, o Senai Alcan tinha como objetivo principal o desenvolvimento humano, o que trouxe visibilidade e reconhecimento ao trabalho de José Carlos, levando-o a apresentar o projeto a diversas organizações internacionais como a Cinterfor no Uruguai, Connecting Ideas na Argentina e a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Foi criado um centro de treinamento e desenvolvimento com teatro, escola, banda marcial e, principalmente, disciplina. Eu queria modelar primeiro o homem, depois o profissional. Todos estes valores eu adquiri aqui, que foi a minha escola por excelência”, enfatiza.

Na tarde de quarta-feira (4), o grupo mineiro, acompanhado da servidora Ligia  Maciel, conheceu o pavilhão do curso de Mecânica e os demais espaços do  câmpus onde Reis começou sua trajetória profissional.

“Esta visita é uma retribuição a tudo que a gente recebeu. Hoje, nós visitamos  o  IFSul e o Senai de Rio Grande e pudemos sentir que muita coisa que ele  aprendeu aqui nessas escolas, ele levou pra gente. Ele nos deu uma formação  para a vida, não apenas escolar”, destaca Francisco Sales, formando da turma  de 1964, do curso de Ajustagem Mecânica do Senai Alcan.

A visita dos ex-alunos do professor Reis não para por aí. Nesta sexta (6), eles prestarão uma homenagem ao professor, juntamente com a prefeitura de Herval, cidade natal de Reis, e visitarão a casa onde ele nasceu. Para o ex-aluno do técnico em Construção de Máquinas e Motores da ETP, a visita dos alunos que formou na década de 1960, em Ouro Preto, é mais uma prova do êxito do seu projeto de desenvolvimento humano.

“Quando os recebi no aeroporto, não aguentei de emoção. Depois de 30 anos, receber uma homenagem dessas, não tem dinheiro que pague. É um orgulho para mim poder mostrar minha escola onde eu adquiri todo o conhecimento que levei pra eles”, revela.

registrado em: , ,