Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes têm até 14 de outubro para dizer se desejam ou não participar das APNPs

ENSINO

Formulário eletrônico de adesão já está disponível no site institucional
publicado: 09/10/2020 18h32, última modificação: 09/10/2020 18h36

A Diretoria de Ensino (Diren) do câmpus Pelotas lançou, nesta sexta-feira (9), o formulário eletrônico de adesão às Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Até 14 de outubro, alunos regularmente matriculados na unidade de ensino terão de participar do processo, manifestando se desejam ou não ingressar no calendário acadêmico extraordinário. Quem optar por esta modalidade de ensino remoto e emergencial deverá ainda escolher as atividades que pretende cursar até o final do ano.

>> ACESSO AO FORMULÁRIO - ENSINO TÉCNICO

>> ACESSO AO FORMULÁRIO - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

>> VÍDEO TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO – ENSINO TÉCNICO

>> VÍDEO TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO – GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

A exceção neste processo de adesão são os estudantes dos mestrados profissionais em educação e tecnologia e em engenharia e ciências ambientais, já que estes cursos seguirão seus próprios regulamentos e procedimentos. Os demais, que incluem alunos de nível médio/técnico, graduação e pós-graduação lato sensu (especializações), terão de se manifestar via formulário.

“Vale ressaltar que a adesão às APNPs é facultativa. Quem não quiser participar das atividades terá todos os seus direitos preservados, mas é indispensável o preenchimento do formulário”, diz o professor Rafael Krolow, diretor de Ensino do câmpus Pelotas.

Conforme o dirigente, as coordenadorias dos cursos ofertados pelo câmpus Pelotas já enviaram seus Planos de Atividades (PATs), e o calendário acadêmico extraordinário para execução das APNPs já está disponível no site institucional. O cronograma prevê a realização dessas atividades remotas entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com início em 26 de outubro.

>> CONFIRA AQUI AS PROPOSTAS DE CADA CURSO

>> ACESSE O CALENDÁRIO ACADÊMICO EXTRAORDINÁRIO

“Estamos cuidando de todos os detalhes para que esta experiência de ensino remoto e emergencial possa agregar conteúdo e ser extremamente proveitosa para os estudantes que participarem”, reforça Krolow.

Aqueles que tiverem dificuldade durante o preenchimento do formulário eletrônico, ou não tiverem acesso a internet para realizar este procedimento, podem recorrer aos seguintes canais de atendimento: secretariadiren@pelotas.ifsul.edu.br ou telefone/WhatsApp (53) 98406.9134, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Para que o processo de adesão seja amplamente divulgado, a Diren adianta que será enviado e-mails aos pais e responsáveis de alunos, informando sobre a importância do estudante se manifestar por meio do formulário eletrônico. O trabalho de publicização conta ainda com matérias e banner no site institucional, além de postagens nas redes sociais do câmpus Pelotas e mensagens nos sistemas acadêmicos.

Compromisso

As diretrizes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais no IFSul foram aprovadas pelo Conselho Superior, após uma série de reuniões realizadas ao longo do mês de agosto. O documento, construído junto a grupos de trabalho de todas as unidades do instituto federal, estabelece as garantias e condições que a instituição deve atender ao ofertar APNPs em razão da pandemia, assegurando o compromisso com a qualidade de ensino, com a preservação da saúde e com a inclusão de todos.

As diretrizes, de acordo com o reitor Flávio Nunes, representam um avanço para o IFSul ao normatizar as possibilidades de oferta de ações não presenciais, que já vinham sendo solicitadas por uma grande parcela da comunidade acadêmica.

“O documento abre a possibilidade para que cada curso/câmpus possa planejar a oferta de atividades pedagógicas não presenciais, como forma de manter o vínculo com os estudantes”, destaca o reitor, ressaltando que estas atividades poderão contar como carga horária efetiva na conclusão do semestre/ano letivo, de acordo com cada proposta.

Ponto fundamental da construção do documento, a inclusão é outro destaque dado pelo reitor. “Teremos que dar as condições de equipamento e acesso a internet para os estudantes em vulnerabilidade social, prioritariamente, que não tenham estas condições. Os câmpus terão autonomia nas suas propostas, respeitadas as diretrizes aprovadas”, finaliza.

registrado em: ,