Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do câmpus Pelotas estão entre os destaques da Mostra de Produção IFSul 2018

PESQUISA E EXTENSÃO

Evento foi realizado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no câmpus Passo Fundo
publicado: 06/11/2018 18h59, última modificação: 07/11/2018 14h16

Após três dias de apresentações de trabalhos desenvolvidos nos câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, a comissão organizadora da Mostra de Produção IFSul 2018 divulgou os destaques desta edição. E o câmpus Pelotas contou com estudantes nos segmentos Extensão e Cultura; e Pesquisa e Inovação.

Promovido pelas Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proex), de Ensino (Proen) e de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp), o evento deste ano foi realizado no câmpus Passo Fundo, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, e reuniu a 11ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), a 7ª Mostra de Extensão e Cultura, o 4º Encontro de Cultura e a 2ª Mostra de Projetos de Ensino do IFSul.

Maior unidade do instituto federal com cerca de 5 mil alunos, o câmpus Pelotas teve três trabalhos destacados na Extensão e Cultura e outros dois na Pesquisa e Inovação (veja abaixo). Os alunos que receberam destaque estão credenciados para a 5° Jornada de Produção Científica da Educação Profissional da Região Sul, que ocorrerá em Concórdia, Santa Catarina.

EXTENSÃO E CULTURA

Mesa 3 – Área Temática: Trabalho

Estudante: Luísa de Oliveira Ximendes

Título da Ação: Laboratório de Economia Solidária, Educação Popular e Ambiental Lema/Nesol

Coordenador: Alexandre De Pauli Bandeira

Mesa 6 – Área Temática: Educação

Estudante: Luiz Otávio Rosa Victoria

Título da Ação: 7ª Mostrarob – Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia

Coordenador: Rafael Galli

Mesa 9 – Área Temática: Tecnologia e Produção I

Estudante: Andressa Silveira

Título da Ação: Inclusão digital para professores da rede pública municipal

Coordenador: Márcia Rostas

>>> Confira aqui a lista dos destaques na Extensão e Cultura

PESQUISA E INOVAÇÃO (destaques na modalidade pôster)

Ciências Humanas

Apresentadora: Daniele Piraine

Título: Lógica de programação: uma transcendência possível à transversalidade curricular

Orientação: Róger Albernaz de Araujo

Nível: Superior

Apresentador: Iago Riveiro Santos Dutra

Título: Obtenção de bio-óleo através da co-pirólise da casca de arroz e lodo de esgoto industrial tratado

Orientação: Giani Mariza Berwald Bohm

Nível: Médio

>>> Confira aqui a lista dos destaques na Pesquisa e Inovação

Desafio agora é abrir a Mostra para a comunidade

A sede da Mostra de Produção 2019 ainda não foi definida, mas o câmpus escolhido terá uma tarefa adicional. Durante a cerimônia de encerramento, o reitor Flávio Nunes lançou o desafio de trazer para dentro do evento, no próximo ano, as escolas das redes municipal e estadual, além do setor produtivo. A ideia é fazer com que os projetos desenvolvidos no instituto se tornem mais conhecidos fora dos muros do IFSul.

O reitor aproveitou também para agradecer aos servidores envolvidos na organização, tanto do câmpus Passo Fundo e das pró-reitorias, quanto de cada um dos que acompanharam os alunos. O gestor também enalteceu os estudantes pela qualidade dos trabalhos apresentados.

“O sucesso do evento nos mostra o quanto é importante apostarmos em uma educação realmente transformadora”, ressaltou.