Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do câmpus Pelotas conquistam três ouros na Olimpíada Regional de Matemática do IFSul

COMPETIÇÃO

Maior unidade do instituto federal ainda levou quatro pratas e um bronze
publicado: 04/10/2017 09h45, última modificação: 04/10/2017 09h45

O câmpus Pelotas superou todas as expectativas em relação ao desempenho de seus alunos na Olímpiada Regional de Matemática do IFSul (ORM-IFSul). Logo na primeira edição do evento, realizado este ano, a maior unidade do instituto federal conquistou três medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, no nível 3 – para estudantes de qualquer ano do ensino médio. O resultado garantiu pelo menos três vagas na final da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), marcada para 18 e 19 de novembro.

Conforme o regulamento da OBM, o câmpus Pelotas ainda poderá ter alunos disputando a final mesmo sem participação da ORM-IFSul. Isso porque o câmpus terá a oportunidade de garantir vaga através da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), caso seus competidores estejam entre os 300, de cada nível, com maior pontuação na segunda fase.

O professor Júlio Mohnsam, um dos organizadores da ORM-IFSul e responsável pela preparação dos estudantes do câmpus Pelotas, descarta o fator sorte. Os resultados positivos, segundo ele, têm a ver com o trabalho que vem sendo feito com os alunos, que envolve planejamento e muita dedicação.

“Obtivemos um ótimo resultado na primeira edição da ORM-IFSul. Acredito que no próximo evento, ano que vem, podemos aumentar a participação e os prêmios”, projeta.

Um dos três medalhistas de ouro do câmpus Pelotas na ORM-IFSul é Luiz Eduardo Richardt de Azevedo. Recentemente, o estudante do curso técnico em Eletrônica foi notícia pelo ouro conquistado na Olimpíada Gaúcha de Física (OGF), o que lhe garantiu uma vaga na fase final da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Leia a matéria completa. Luiz Eduardo também foi prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2017 e, com isso, acabou sendo convocado para a seletiva da Olimpíada Internacional de Astronomia (OIA) 2018.

Matheus da Costa Schwantz (Edificações) e Nicole Lemons de Vasconcelos (Química) completam o ranking dourado. Já as quatro medalhas de prata ficaram com Rikelme Griep (Edificações), George Furtado de Borba (Eletrônica), Iago Riveiro Santos Dutra (Química) e Gabriel Schellin (Química). Gabriel, aliás, já havia conquistado medalha de ouro na Obmep 2015 e outros dois bronzes em edições anteriores desta mesma competição.

O estudante Vitor Dias Recondo (Edificações), medalha de bronze, fecha a lista dos premiados do câmpus Pelotas no nível 3 da ORM-IFSul.

>>> Confira todos os resultados (por nível) da ORM-IFSul

registrado em: , ,