Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante da engenharia química é finalista de desafio promovido por multinacional

MOBILIDADE

Intercambista na França, a pelotense Cloé Pich representará a Sigma Clermont na grande final, no dia 16/11
publicado: 12/11/2019 18h08, última modificação: 12/11/2019 18h16

Não bastasse ter conquistado uma vaga para o tão cobiçado intercâmbio em uma das melhores instituições de ensino da França, a estudante Cloé Pich, estudante do curso de engenharia química do câmpus Pelotas, conseguiu uma nova façanha. Desta vez, ela é finalista de um desafio de startups promovido pela multinacional Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do mundo.

Cloé irá representar a Sigma Clermont, universidade na qual há um ano vem realizando seu intercâmbio, graças ao Brafitec, programa franco-brasileiro de mobilidade acadêmica que beneficia estudantes de diferentes áreas da engenharia. A grande final está marcada para 16 de novembro, em Clermont-Ferrand, cidade onde está localizada a usina da Michelin.

Conforme a estudante do câmpus Pelotas, o Innovation Days desafiou estudantes da Sigma Clermont a criarem soluções para temas propostos pela Michelin. Os participantes tinham de formar grupos de até três pessoas. Ao todo, 12 trios concorreram à vaga de representante da Sigma.

Cloé e outras duas colegas francesas montaram a equipe I-eco (de Inside Ecology) e escolheram um tema da área de engenharia de materiais para trabalhar uma proposta que convencesse a comissão julgadora. A primeira etapa previa uma apresentação de apenas um minuto. Já na segunda etapa, as equipes classificadas tinham dez minutos para debater mais detalhadamente as suas ideias.

“Conseguimos sair vencedoras e agora vamos representar a Sigma e concorrer com outras universidades de peso aqui da França. Trabalhamos bem em grupo, em um ambiente de muita pressão, porque somos amigas, embora cada uma seja originalmente de uma área diferente”, diz Cloé.

Vencedora do desafio na Sigma, o trio da I-eco pensou em uma solução para cortar fibras de vidro e incorporá-las no concreto, pois, segundo a estudante brasileira, o vidro pode fornecer boas propriedades estruturais.

“Sugerimos cortar a fibra com jato d´água em alta pressão e ´empacotar´ a fibra em blocos de gesso, já que não agrega muito custo e se dissolve no concreto, sem afetar as propriedades”, explica.

Na sexta-feira (15) à noite, todas as equipes classificadas para a final estarão reunidas em um hotel na cidade de Clermont-Ferrand para que, no sábado (16), durante praticamente todo o dia, na usina da Michelin, desenvolvam suas ideias e as apresentem novamente aos jurados.

“Vamos encarar mais esta etapa com muita humildade e sempre dando o nosso melhor. Estamos muito felizes pela oportunidade e experiência”, orgulha-se Cloé.