Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia química terá dois representantes no projeto Lapassion

Engenharia química terá dois representantes no projeto Lapassion

MOBILIDADE

Selecionada em edital complementar, a estudante Sabrina Hellwig Muller se juntará a colega de curso Gabriela Dutra Alves para missão no Uruguai
publicado: 04/01/2019 11h47, última modificação: 04/01/2019 11h58

O ano de 2018 terminou com uma excelente notícia para o curso de engenharia química do câmpus Pelotas. As estudantes Gabriela Dutra Alves e Sabrina Hellwig Muller (foto) foram selecionadas para as duas vagas oferecidas pelo IFSul no projeto Lapassion, que será executado entre 11 de março e 17 de maio de 2019, em Montevidéu, no Uruguai.

Gabriela foi a primeira a garantir vaga, confirmada no dia 17 de dezembro. Depois, a Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI) do IFSul precisou lançar um novo edital, complementar, para preencher a segunda vaga do instituto no projeto. O resultado dessa seleção foi divulgado no dia 28 de dezembro e contemplou a estudante Sabrina com a oportunidade de, ao lado da colega de curso, representar a instituição na edição uruguaia do Lapassion.

“Eu vi o primeiro edital, mas em meio a tantas provas e trabalhos, na correria do final de semestre, acabei perdendo o prazo. Foi a própria Gabriela quem me alertou sobre o novo edital, e fui encorajada por colegas e professores da engenharia química a me inscrever”, conta Sabrina, de 24 anos.

Esta será a primeira experiência internacional dela em missão de estudo. Sobre o Uruguai, que será a sua casa por dez semanas a partir de 11 de março, Sabrina revela um fato inusitado.

“Por coincidência, minha viagem de final de ano (2018) foi para o Uruguai. Saí para viajar justamente no dia em que saiu o resultado do edital. Já deu para conhecer um pouquinho do país que me acolherá por dez semanas”, diz.

Apesar de já ter pisado em solo uruguaio, Sabrina está cheia de expectativas em relação à mobilidade estudantil. Para a estudante, a missão será importante não só para ela, mas também para o próprio curso de engenharia química do câmpus Pelotas.

“Sem dúvida, dará muita visibilidade ao curso de engenharia química, que por ser um curso novo no IFSul, muitos ainda nem sabem da sua existência. Para os estudantes, é um meio de mostrar que o ensino superior vai além das disciplinas que cursamos no decorrer do curso e serve para encorajá-los a ir além da formação padrão que nos é oferecida”, ressalta.

Confiante no que virá pela frente, a estudante de 24 anos lembra que o que mais chamou a atenção dela nesta proposta do Lapassion foi a multidisciplinaridade do projeto e a possibilidade de utilizar seus conhecimentos em ações que contribuirão para melhorar as condições de vida das crianças.

“Acredito que a experiência será única, por conseguir unir conhecimentos de diversas áreas, além de culturas diferentes por uma causa muito nobre: melhorar a vida das crianças. A multidisciplinaridade é muito importante para percebermos que a nossa área de atuação não depende somente da própria engenharia química, mas também de muitas outras áreas. Além disso, lidar com pessoas é essencial na nossa profissão, então, essa interação com pessoas de diferentes lugares do mundo é muito interessante para aprimorarmos nossa comunicação”, avalia.

Trajetória

Sabrina foi aluna do curso técnico integrado em química do câmpus Pelotas. Segundo ela, escolheu a engenharia química como graduação pela afinidade com as ciências exatas e da natureza, além de estar familiarizada com o instituto e reconhecer sua excelente formação.

É bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de alimentos, tendo o professor e coordenador da engenharia química, Jander Monks, como orientador. Atualmente, vem desenvolvendo pesquisas sobre a influência das condições de armazenamento nos parâmetros tecnológicos, químicos e nutricionais de grãos de lentilhas.

Lapassion

O Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) é um projeto multidisciplinar de práticas latino-americanas e habilidades interpessoais em uma rede orientada para a inovação do Programa Erasmus+, da União Europeia e da Iniciativa de Fortalecimento e Capacitação para Instituições de Ensino Superior, gerenciada pela Agência de Execução Educacional, Audiovisual e Cultural (EACEA).

Como um dos parceiros da iniciativa, o IFSul tem direito de selecionar dois estudantes de ensino superior para participar dessa mobilidade internacional. Os contemplados recebem do próprio projeto Lapassion (Programa Erasmus+) um auxílio financeiro de 3.370 euros - mais de R$12,7 mil, conforme cotação de novembro de 2017, prevista em edital. O dinheiro é destinado para o custeio de despesas com hospedagem, alimentação, transporte e seguro.

No período de 11 de março a 17 de maio, os selecionados terão de desenvolver ações e estágios multidisciplinares em instituições de ensino do Uruguai, juntamente com estudantes de outros países. O desafio proposto para a edição Montevidéu do Lapassion é: como melhorar as condições de vida das crianças?