Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia química promove webinário internacional em parceria com Uruguai e Portugal

Notícias

Engenharia química promove webinário internacional em parceria com Uruguai e Portugal

PARTICIPE!

Primeira atividade está marcada para esta segunda (08), às 19h
publicado: 07/03/2021 13h18, última modificação: 07/03/2021 15h53

Nesta segunda-feira (08), a engenharia química promove a primeira atividade de um ciclo de três webinários em parceria com Uruguai e Portugal. O convidado dessa transmissão é o produtor Gonzalo Leaniz Bregante, que abordará o tema “A produção e o mercado de azeite”. A palestra ocorre a partir das 19h, no Google Meet.

As demais atividades também estão marcadas para essa semana, na terça (9) e quinta (11). Para se inscrever, é necessário solicitar o link de acesso pelo email engenhariaquimica@pelotas.ifsul.edu.br. Os participantes terão direito ao atestado de participação, que vale como atividade complementar para os estudantes de graduação.

A ação é organizada pelo professor Diego Gil, com o apoio da coordenação pedagógica. O objetivo é atualizar estudantes e docentes do curso de engenharia química e estudantes da Escola Superior Agraria do Instituto Politécnico de Bragança de Portugal sobre a importância da cadeia produtiva e do mercado de azeites, em âmbito nacional e internacional.

Conforme o professor, durante o desenvolvimento da disciplina de projetos na indústria química, ofertada no 9º semestre da engenharia química, será estimulado aos estudantes matriculados a elaboração de um projeto de uma indústria envolvendo a cadeia produtiva de azeites. Neste semestre, a banca de avaliação dos projetos será composta por Gilmar Pretto, CEO da empresa IRGOVEL/Pelotas, e Diegho Andrade Paz, engenheiro de alimentos e supervisor industrial na empresa Azeite Batalha (Pinheiro Machado).

“Desta forma, o contato com empresários, técnicos e produtores do setor, por meio dos webinários, subsidiarão os alunos de uma visão mais ampla do cenário que norteia a produção de azeite”, destaca Gil.

Para o coordenador da engenharia química, Jander Monks, as ações realizadas durante as ofertas anuais da disciplina de projetos na indústria química, que regularmente trazem empresários e especialistas nacionais e internacionais de vários setores industriais, estimula a “internacionalização em casa”, visando expor os estudantes a compreensão de outros idiomas e o contato direto com a realidade do mercado de trabalho.

“Sendo uma disciplina de final de curso, este componente curricular trabalha com os futuros profissionais numa metodologia baseada em projetos desenvolvendo habilidades comportamentais e socioemocionais (soft skills), como comunicação, trabalho em equipe e capacidade de resolução de problemas, bem como habilidades técnicas (hard skills) estimulando a inovação e o empreendedorismo”, finaliza Monks.

Confira a programação completa:

Segunda-feira: 08/03

Palestrante: Produtor Gonzalo Leaniz Bregante - Ex-diretor técnico do Laboratório Santa Elena de produtos veterinários uruguaios e produtor agropecuário em Sierras de Áigua azeite, atuando nas áreas de criação de gado, florestal e olivicultura.

Idioma do evento: espanhol.

Tema: Sierra de Aiguá Aceite e o mercado uruguaio de azeite.

Terça-feira: 09/03

Palestrante: Empresário Paulo Freitas - É degustador profissional de azeites, formado pelas instituições italianas certificadas pelo Conselho Oleícola Internacional (C.O.I.) e consultor técnico e de marketing de empresas na área de azeites.

Idioma do evento: português.

Tema: Mercado brasileiro de azeite.

Quinta-feira: 11/03

Palestrante: Professor Doutor Nuno Rodrigues - Doutor em Engenharia de Biossistemas (Universidade de Léon, Espanha, 2018). Atualmente, é professor da Escola Superior Agraria do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal e professor em mais de 40 cursos de análise sensorial de azeite e de composição, qualidade e análise sensorial de azeitona de mesa em Portugal, Espanha e Brasil.

Idioma do evento: português de Portugal.

Tema: Processo tecnológico de extração de azeite de oliva.