Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação não formal e escotismo são tema de fórum online no IFSul

Notícias

Educação não formal e escotismo são tema de fórum online no IFSul

EXTENSÃO

Agendado para sábado (6), evento é gratuito e marca o retorno das atividades do Grupo de Escoteiros Itapuã, do câmpus Pelotas
publicado: 04/11/2021 12h13, última modificação: 04/11/2021 12h13

Nesta sábado (6), o IFSul, em parceria com a União dos Escoteiros do Brasil (região RS) e o 7º Distrito Escoteiro do RS, promove o fórum "Educação não formal: escoteiros líderes do futuro". Online, gratuito e com certificação, o evento marca oficialmente o retorno das atividades do Grupo de Escoteiros Itapuã, do câmpus Pelotas, após uma pausa de três anos.

As inscrições já estão abertas. Integrantes do movimento escoteiro podem efetuá-la via plataforma PAXTU. Já para os demais interessados foi disponibilizado o e-mail escoteirositapua@gmail.com.

A programação oficial prevê, pela manhã, das 9h às 11h30min, a realização da reunião de chefes escoteiros do 7º Distrito Escoteiro do RS. A parte da tarde é totalmente dedicada ao ciclo de debates do fórum, que ocorrerá das 14h às 17h30min. Conforme os organizadores, tudo será via Google Meet, e os links serão enviados para o e-mail dos inscritos.

Também estão previstas atividades complementares, assíncronas, entre os dias 10 e 30 de novembro, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do IFSul. Nelas, serão abordados temas como comunicação com jovens; gestão de atividades e problemas atuais da juventude; jogos e canções, como montar uma programação, especialidades e atividades de campo; projetos, captação de recursos e comunicação.

O evento faz parte do projeto de extensão coordenado pelo professor do câmpus Pelotas Ricardo Sainz, submetido e contemplado no Edital de Fomento 02/2021, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) do IFSul.

"Este projeto de extensão permitirá um debate amplo sobre temáticas relacionadas com o movimento escoteiro e o método escoteiro. Busca-se ampliar também a discussão envolvendo outras temáticas pertinentes ao momento atual, bem como a formação de jovens, tais como: prevenção ao uso de drogas, bullying e ciberbullying, sexualidade, transtornos de ansiedade, prevenção ao suicídio, entre outros", destaca Sainz.

Segundo ele, o evento é aberto a educadores e escotistas de 35 cidades da Zona Sul do RS, o que permitirá uma grande capilaridade dos assuntos tratados no fórum, que deverá ser não apenas um espaço formativo, mas também um espaço de interação e troca de experiências sobre a educação não formal de jovens.

"O evento também será o marco de refundação e reinício de atividades do Grupo de Escoteiros Itapuã, extraclasse fundado em 1984, no câmpus Pelotas, onde funcionou por 35 anos ininterruptos", finaliza.

Confira abaixo a programação completa: