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Doutorado profissional em educação e tecnologia é a novidade do câmpus Pelotas

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Este é o primeiro projeto de doutorado aprovado no IFSul e o terceiro na Rede Federal
publicado: 06/07/2020 14h35, última modificação: 06/07/2020 15h17

O câmpus Pelotas contará com uma nova pós-graduação stricto sensu prevista para 2021. O programa de pós-graduação em educação – PPGEdu recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para implantar o curso de doutorado profissional em educação e tecnologia - DPET. Este é o primeiro projeto de doutorado aprovado no IFSul e o terceiro na Rede Federal.

As ações tiveram início em 2006, com a criação do curso de pós-graduação lato sensu em educação – CPGEdu, que teve sua primeira turma em 2008. Já em 2011, o PPGEdu teve sua primeira seleção para o curso de mestrado profissional, quando a professora doutora Cristhianny Bento Barreiro ocupava a posição de primeira coordenadora.

Com mais de 160 dissertações produzidas, o programa obteve conceito quatro na avaliação realizada pela Capes em 2017, o que possibilitou os avanços necessários para o início da implementação do doutorado. Para o coordenador do PPGEdu, Róger Albernaz de Araujo, trata-se de uma motivação que acompanha os docentes desde os primeiros passos, há quase 15 anos. “O doutorado foi colocado como uma meta a ser atingida e agora se torna uma realidade. Foi necessário muito esforço e comprometimento de um grupo singular de professores”, destacou.

Segundo o coordenador, com a implementação do projeto, o programa poderá propor pesquisas mais incisivas em relação ao contexto local e regional, com maior duração e subsídios teóricos e metodológicos mais substanciais. Além disso, será possível proporcionar uma intervenção mais apurada no contexto da formação de professores, principalmente no que diz respeito a educação básica, foco do programa.

O projeto tem seu currículo articulado a partir de três linhas de pesquisa, que buscam proporcionar diferentes modos de leitura da realidade a partir de referências teórico-metodológicos, que aproximam docentes por afinidade de pensamento. A linha 1 procura determinar uma relação que aproxime os conceitos de educação e trabalho; a linha 2, as relações entre educação, arte e filosofia; e a linha 3 as relações contemporâneas de formação. O que estabelece a condição de comunicabilidade entre elas perpassa as condições de articulação entre educação e tecnologia.

Para o diretor-geral Carlos Corrêa, a consolidação do projeto é resultado do esforço e empenho dos docentes. “Parabéns a todos nós por essa grande conquista! Com a aprovação do doutorado profissional em educação e tecnologia, o câmpus Pelotas reforça a ideia de ser referência em educação na região sul do estado, contribuindo para que nosso instituto seja uma das melhores instituição de ensino do país” finalizou.

Ingresso

A expectativa é de que a procura pelo curso seja grande. Hoje, o programa conta com 17 docentes e 13 professores aptos a orientar e desenvolver pesquisas no doutorado. A expectativa é de uma primeira oferta de pelo menos 13 vagas, o que pode ser ampliado conforme a capacidade e disponibilidade dos docentes envolvidos. Mesmo com o contexto da pandemia, está sendo analisada a possibilidade de serem ofertadas até 20 vagas.

“Quanto mais ofertas de vagas para a formação em nível de stricto sensu tivermos, maior será a possibilidade de qualificação dos professores. De algum modo, isso intervém nos processos produtivos com os quais estamos envolvidos diretamente, no caso da educação, mas também indiretamente, uma vez que todo sistema produtivo necessita de profissionais capacitados e com formação adequada. Assim, ao capacitarmos os professores que atuam diretamente na educação básica, estaremos intervindo também no contexto cultural e econômico da comunidade”, afirmou Araujo.

O procedimento de ingresso será realizado por meio de processo seletivo, que ocorrerá uma vez por ano. As vagas referentes ao ingresso para o doutorado irão compor um mesmo edital, no qual serão disponibilizadas vagas por orientador, tanto para mestrado, quanto para doutorado. Normalmente, o edital de seleção é publicado no início de setembro e o processo tem sua primeira etapa no começo de outubro. Contudo, em decorrência da pandemia, ainda não há uma definição sobre os trâmites de ingresso. A expectativa é de que o programa comece a receber doutorandos no início de 2021, o que demandaria que o edital e o processo seletivo ocorressem ainda este ano.

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