Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretoria de Ensino divulga calendário acadêmico

Diretoria de Ensino divulga calendário acadêmico

ATENÇÃO!

Também já estão disponíveis para consulta os calendários de atividades do Departamento de Registros Acadêmicos (Dera) para os cursos técnicos e superiores
publicado: 19/02/2021 20h06, última modificação: 19/02/2021 21h05

A Diretoria de Ensino divulgou nesta sexta-feira (19) o calendário acadêmico do câmpus Pelotas para o período letivo 2021/1. Aprovado através da Portaria IFSul n.º 2, de 18 de fevereiro de 2021, o documento já está disponível para consulta no site oficial.

O calendário prevê o desenvolvimento do primeiro período letivo de 2021 em 24 semanas, dividido em dois blocos de 12 semanas. O retorno às aulas ocorrerá no dia 15 de março, de forma remota, com o início do bloco 1 de atividades. Já o bloco 2 está previsto para iniciar no dia 11 de junho.

Junto com o calendário acadêmico também foram divulgados os calendários de atividades do Departamento de Registros Acadêmicos (Dera) para os cursos técnicos e superiores do câmpus, que tratam especificamente dos cronogramas estabelecidos para que o aluno, por exemplo, solicite retorno de trancamento, troca de forma de curso, aproveitamento de estudos, ajuste de disciplinas, além de outros procedimentos.

Para consultar os calendários, clique nos links abaixo:

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2020/1 – EXECUÇÃO EM 2021/1

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS 2020/1 - EXECUÇÃO EM 2021/1

REMATRÍCULAS

Os procedimentos de renovação de matrícula serão realizados automaticamente pelo câmpus Pelotas, para todos os estudantes matriculados no período letivo 2020/1, ou seja, todos os estudantes que iniciaram as atividades em fevereiro de 2020 terão suas matrículas renovadas para 2021.

Os estudantes estarão vinculados às disciplinas que já estavam matriculados antes da pandemia. No caso do ensino superior, devido ao regime de matrícula por disciplina, foi aberto um período de ajustes de disciplinas, que deverão ser realizados pelo próprio aluno, via sistema acadêmico, até 28 de fevereiro.

As disciplinas ofertadas integralmente ou parcialmente durante o calendário extraordinário serão aproveitadas no próximo período letivo. Os estudantes que aprovaram nas APNPs equivalentes às disciplinas do curso terão aproveitamento automático e estarão dispensados de cursá-las no próximo período letivo. Já os estudantes que cursaram APNPs parciais (partes das disciplinas oficiais) darão continuidade aos estudos no próximo período letivo, com aproveitamento das atividades e avaliações desenvolvidas.

A partir de março, todos os alunos com matrícula ativa estarão aptos a cursarem as disciplinas propostas nos PATs. No entanto, aqueles que estiverem impossibilitados de desenvolverem as atividades letivas a partir de março deverão encaminhar manifestação ao Departamento de Registros Acadêmicos (Dera).

O objetivo da retomada do calendário oficial, segundo a direção do câmpus Pelotas, é possibilitar a progressão de alunos em todos os semestres e a realização de ingresso de novos estudantes para o segundo semestre de 2021.

Para mais esclarecimentos, o contato pode ser feito através do e-mail secretariadiren@pelotas.ifsul.edu.br.