Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção do câmpus publica texto alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Direção do câmpus publica texto alusivo ao Dia Internacional da Mulher

8 DE MARÇO

Material também pode ser conferido nas redes sociais da instituição
publicado: 09/03/2020 16h24, última modificação: 09/03/2020 16h30

Marie Curie, cientista polonesa e única pessoa do mundo a ser laureada duas vezes com o prêmio Nobel em áreas diferentes, química e física. Wangari Maathai, cientista queniana, primeira mulher da África Oriental a ter o título de doutora. Mary Shelley, escritora inglesa autora da obra Frankenstein, publicada pela primeira vez sem o nome da autora em 1818. Enedina Marques, brasileira, primeira mulher negra a se formar em engenharia no país, em 1945, no Paraná. É comum que a cada oito de março relembremos a trajetória de grandes mulheres e suas contribuições para as mais diferentes áreas do conhecimento.

Há um traço comum a todas essas mulheres e a tantas outras que nos inspiram e se tornam exemplos para meninas ao redor do mundo: o acesso à educação. Por isso, gostaria de dedicar um minuto para que pensemos nas meninas e mulheres que não chegaram a fazer grandes descobertas na área da ciência, que nunca escreveram grandes livros ou que não tenham sido publicadas por serem mulheres; as que não puderem ser engenheiras, médicas ou seguir a carreira que desejavam porque uma das muitas formas com que a sociedade oprime as mulheres é negando-lhes o acesso à educação.

Ainda hoje, a luta pelo acesso à escola é uma das bandeiras das mulheres ao redor do mundo. Há sociedades em que a educação básica lhes é negada, há muitas outras que ainda não aceitam o protagonismo da mulher em áreas anteriormente dominadas pelos homens e que lhes impõe uma luta constante para manutenção desses espaços. Há as dificuldades diárias de meninas e mulheres no Brasil e no mundo para se manterem estudando, enfrentando, muitas vezes, as dificuldades financeiras, o assédio, a gravidez precoce, o abandono por parte de quem deveria lhes apoiar e dividir as responsabilidades.

Como instituição de ensino, devemos ter em mente que nosso papel não é somente celebrar o dia oito de março com parabéns às alunas e colegas servidoras, mas entender esse dia, desde sua origem, como um símbolo da luta das mulheres por direitos e cumprir nosso papel dentro do serviço que prestamos à sociedade: a educação. Nesse sentido, cabe celebrar nossos avanços, já que ampliamos nas últimas décadas o número de mulheres, tanto no corpo discente quanto nos quadros profissionais da Instituição.

Se observarmos registros e fotografias da época da fundação da escola técnica, que é origem do câmpus Pelotas, veremos meninos e homens, em sua maioria, em todos os cursos técnicos. Atualmente nossas alunas estão presentes em todos os cursos técnicos, nos de graduação e de pós-graduação. Há professoras em todas as coordenadorias e servidoras técnico-administrativas nos mais variados setores do câmpus. Tais conquistas devem ser celebradas sem deixar de lado a preocupação com a ampliação desse acesso.

É papel do IFSul - câmpus Pelotas, além de garantir o acesso à educação, zelar para que a escola seja um espaço de respeito às mulheres. Como um local que durante muitas décadas foi um ambiente prioritariamente masculino, é nosso dever repudiar práticas de cunho machista dentro de nossa instituição.

Além disso, devemos também dar atenção especial ao combate do assédio no ambiente escolar, garantir igualdade de acesso das mulheres às oportunidades oferecidas pelo IFSul e oferecer um espaço de respeito e acolhimento às mulheres trans. Por fim, necessitamos incluir em nossas práticas educativas ações de combate às mais variadas formas de violência de que mulheres são vítimas na sociedade brasileira. Celebramos as conquistas, mas também precisamos reconhecer que ainda é necessário avançar em muitas áreas para garantir a igualdade das mulheres no país.

A Semana da Mulher, organizada pelo Nuged - câmpus Pelotas, tem em seu conteúdo importantes discussões sobre o papel das mulheres e a necessidade de luta para manutenção e ampliação dos seus espaços na sociedade. Aproveito o momento para agradecer a todas as envolvidas no evento.

A gestão do IFSul - câmpus Pelotas, além de parabenizar as mulheres por suas conquistas, em especial as alunas e servidoras, assume o compromisso de engajamento nas lutas necessárias para que nosso câmpus seja cada vez mais um espaço de respeito e igualdade de oportunidades para todas as mulheres.

Direção-geral, Pelotas, 9 de março de 2020.