Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Departamento de TI alerta usuários da rede wi-fi do câmpus para a não instalação de serviços VPN

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Setor também disponibiliza um link para recuperação de senha para acesso à Rede Provisória
publicado: 08/04/2019 17h02, última modificação: 08/04/2019 17h02

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) lançou nesta segunda-feira (8) dois comunicados aos usuários da rede wi-fi do câmpus Pelotas.

O primeiro é um alerta sobre a instalação de serviços do tipo VPN em smartphones. Segundo o Deti, estão ocorrendo diversos bloqueios da internet de smartphone dentro da rede do câmpus Pelotas. E isto ocorre devido à instalação de serviços do tipo VPN nestes equipamentos.

“Serviço do tipo VPN tem como intuito criar uma conexão privada entre dois pontos em uma rede, mas muitos usuários estão utilizando-o visando burlar algum tipo de bloqueio a conteúdo feito pelo nosso Firewall. Por isso, pedimos que não sejam instalados estes tipos de software em seus smartphones, pois podem prejudicar não só a segurança da rede da instituição, levando ao bloqueio do aparelho nos serviços de conexões de dados oferecidos pelo câmpus Pelotas. Salientamos também que esse tipo de software deixa o equipamento (celular, smartphone) vulnerável ao furto de dados, como fotos, mensagens, áudios, entre outros”, destaca o Deti em um dos trechos do documento.

O departamento lembra ainda que todos os usuários que utilizam os recursos de TI (RTI) do câmpus deverão utilizá-los de forma ética e responsável, caso contrário estarão sujeitos as penalidades impostas pela administração da instituição, previstas nas Organizações Didáticas e normas específicas do IFSul.

SOS

Já no outro comunicado, o Deti reforça que ocorrerá a desativação da Rede Acadêmica do câmpus Pelotas e destaca a necessidade de os usuários de rede wi-fi do câmpus Pelotas acessarem agora a Rede Provisória.

Para tanto, o departamento colocou à disposição o link https://sgur.pelotas.ifsul.edu.br/users/recuperar-senha/ para a recuperação de senhas da Rede Provisória e também o e-mail de socorro sos_aluno@pelotas.ifsul.edu.br, exclusivo para estudantes da unidade. Em caso de utilização deste canal de atendimento, o aluno deve fornecer sua matrícula e nome completo.

“Também disponibilizamos um pequeno tutorial para configuração de seu smartphone e, em breve, estaremos desativando a Rede Acadêmica, ficando apenas ativa a Rede Provisória, rede esta que necessita de usuário e senha para conexão”, finaliza.

TUTORIAL: como acessar a rede sem fio "provisória" do câmpus Pelotas no celular

registrado em: , , ,