Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debates sobre relações raciais e atividades para valorização da cultura negra são destaque da Semana Afro

Notícias

Debates sobre relações raciais e atividades para valorização da cultura negra são destaque da Semana Afro

REFLEXÃO

Evento promovido pelo Neabi acontece de 18 a 22 de novembro, no câmpus Pelotas
publicado: 14/11/2019 11h43, última modificação: 14/11/2019 12h41

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus Pelotas promove, entre os dias 18 e 22 de novembro, a II Semana Afro. Alusivo ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o evento contará com uma série de atividades dentro e fora da sala de aula, como palestras, rodas de conversas, oficinas e apresentações artísticas.

“Nosso objetivo é discutir as relações raciais e valorizar a cultura negra, tanto na instituição de ensino como na cidade de Pelotas”, diz a servidora Laís Amélia Ribeiro, integrante do Neabi.

Conforme os organizadores, a Semana Afro deste ano está muito mais encorpada, com uma programação mais ampla, se comparada com a edição passada. Desta vez, as discussões envolverão toda a comunidade acadêmica e estarão muito mais presentes nas salas de aulas, abrangendo os três níveis de ensino: médio/técnico, graduação e pós-graduação.

O ponto alto do evento será no dia 20 de novembro, quando serão realizadas palestras, com certificação aos participantes, sobre o papel do Neabi na produção de políticas públicas de promoção de igualdade racial e as transformações por meio de ações afirmativas sob a perspectiva da ética Ubuntu, que tem como pilares a preocupação com o outro, a solidariedade, a partilha e a vida em comunidade.

O 20 de novembro também será dia de homenagem, com o descerramento de placa em memória da servidora negra Adélia Celestina Corrêa, que faleceu em fevereiro deste ano. Adélia era revisora de textos no câmpus Pelotas e, mais recentemente, desenvolvia suas atividades profissionais na gráfica e no gabinete da direção-geral da unidade de ensino.

Juntamente com os debates em sala de aula, a programação contempla ainda atividades no saguão do câmpus, como apresentações artísticas, exposições de produtos de integrantes de uma cooperativa de artesãos negros de Pelotas e oficinas de percurso africano.

A programação completa está DISPONÍVEL AQUI! Para mais informações, envie e-mail para neabi@pelotas.ifsul.edu.br.