Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso para voluntários no Posto de Prevenção ao Suicídio será realizado no câmpus Pelotas

Notícias

Curso para voluntários no Posto de Prevenção ao Suicídio será realizado no câmpus Pelotas

CAPACITAÇÃO

Atividades ocorrem neste sábado (17) e domingo (18), no miniauditório 1
publicado: 16/08/2019 11h28, última modificação: 16/08/2019 11h28

Nos dias 17 e 18 de agosto será realizado um curso de capacitação visando auxiliar os candidatos inscritos como voluntários no Posto de Prevenção ao Suicídio, que será implantado em Pelotas. As atividades serão realizadas no sábado, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e no domingo, das 8h às 12h, no miniauditório 1 do câmpus Pelotas. Além das instruções presenciais, os voluntários também deverão participar de ações à distância durante o período de capacitação.

O curso será ministrado pela Coordenadora da Comissão Regional Gaúcha do Programa de Seleção de Voluntários (PSV), Joceli Roncarelli, que também é voluntária do CVV de Caxias do Sul. O objetivo do voluntário é compreender a pessoa que procura o CVV, prestando uma escuta atenta e solidária, valorizando sua vida.

A iniciativa é decorrente da parceria entre o Núcleo de Prevenção de Saúde (NUPPS) do Ifsul/câmpus Pelotas e o Comitê para Implantação do Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio da Reitoria do IFSul.       

Centro de Valorização da Vida

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, que desempenha suas atividades há 57 anos. Reconhecida como de Utilidade Pública Federal, é responsável pelo Programa de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido em todo o Brasil. 

Por meio dos Postos, presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias. São aproximadamente 105 Postos e mais de três mil voluntários, que se revezam em plantões de quatro horas e meia por semana. 

A instituição é mantida com as contribuições dos próprios Voluntários, além de doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade, que reconhecem a importância desse trabalho. O Comitê está em fase de captação de recursos e interessados em prestar apoio podem ajudar da forma que lhes for possível. O CVV faz parte da estratégia de prevenção do suicídio do Ministério da Saúde. 

Para falar com um voluntário, basta discar o número 188 ou acessar o site do CVV. O atendimento ocorre em clima de profundo respeito e confiança, além do sigilo e anonimato. 

registrado em: ,