Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso inédito no IFSul capacita tradutores e intérpretes de Libras

Curso inédito no IFSul capacita tradutores e intérpretes de Libras

EXTENSÃO

Vinte e nove profissionais recém-formados estão aptos a exercerem suas atividades na região
publicado: 22/03/2017 10h40, última modificação: 22/03/2017 14h23

A falta de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Tils) em Pelotas e região deve ser amenizada com a chegada de 29 novos profissionais no mercado, todos capacitados em um curso inédito de extensão oferecido no câmpus Pelotas do IFSul.

A maior parte do grupo de recém-formados é de Pelotas - 23 alunos -, os demais vêm de Jaguarão, Arroio Grande e Camaquã. O curso de extensão voltado para a capacitação de Tils teve carga horária de 400 horas e contou com o apoio de profissionais formadores voluntários do próprio IFSul e também de instituições de ensino parceiras como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Considerado um marco histórico no IFSul, o curso foi ministrado em ambas as línguas, Libras e Português, para garantir acessibilidade e fluência dos futuros atuantes na área. O projeto de extensão foi idealizado em 2013 pelo professor Diogo Madeira e o técnico-administrativo Jean Farias, ambos surdos e servidores do câmpus Pelotas. Em 2015, a equipe de tradução e interpretação de Libras do câmpus deu continuidade a proposta, e as aulas tiveram início já no ano seguinte, após realização de um processo seletivo para ingresso de alunos.

“Esse é um projeto da comunidade e foi hospedado pelo IFSul", ressalta Lucas Soares, tradutor e intérprete de Libras do câmpus Pelotas. Para ele, a inserção desses 29 novos profissionais no mercado vai ajudar a minimizar a carência de Tils em Pelotas e região e a sobrecarga de trabalho dos que já vinham atuando.

“Os espaços para atuação só crescem, e a comunidade surda precisava de novos profissionais. Vamos ter mais Tils para atuar no mercado, melhorando, assim, a qualidade de vida do profissional e alongando a permanência na profissão”, constata.

Um dos alunos de maior aproveitamento no curso, Franciele das Neves Gonçalves é só alegria. Natural de Jaguarão e apaixonada pela Libras, a jovem de 23 anos diz que conclusão da capacitação foi a realização de um sonho e que as técnicas de tradução e interpretação assimiladas durante as aulas ampliaram seu repertório e a sua capacidade de pensar e exercer a atividade.

“Meu amor pela Libras começou em 2012, quando passei a conviver de perto com a comunidade surda aqui de Jaguarão. Nesses cinco anos, tive a oportunidade de atuar como Tils em duas grandes instituições de ensino da cidade e ganhar experiência e confiança. O curso oferecido pelo câmpus Pelotas foi perfeito para mim, pois consegui agregar muito mais conhecimento e técnica. Foi um período de descobertas, e tenho a absoluta certeza de que essa capacitação vai alavancar e muito minha carreira”, avalia Franciele, que não pretende para por aí. Quer participar de novos cursos tanto para a realização pessoal como, também, para crescer na profissão.

“A língua é viva, então, temos que acompanhar essa dinâmica com muito aprendizado e novas descobertas”, ressalta.

Assim como Franciele, os alunos que concluíram o inédito curso de extensão para capacitação de Tils encerraram oficialmente as atividades em fevereiro deste ano. A formatura da turma foi realizada no dia 11 de março, no auditório principal do câmpus Pelotas.

registrado em: , , , ,