Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coordenação da engenharia química passa por reformas

Notícias

Coordenação da engenharia química passa por reformas

REESTRUTURAÇÃO

Intervenções tinham como objetivo melhorar as condições de trabalho dos docentes e oferecer maior efetividade no atendimento aos alunos
publicado: 20/03/2020 11h45, última modificação: 20/03/2020 13h41

O ano começou com mudanças para o curso de graduação em engenharia química do câmpus Pelotas. Buscando qualificar o espaço de trabalho dos professores, a coordenação passou por uma série de reformas entre os dias 22 de janeiro e 14 de fevereiro. As adequações do espaço físico foram realizadas com o objetivo de atender as demandas e necessidades apresentadas pelos docentes do curso, além de seguir os parâmetros contidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) no que diz respeito à infraestrutura. 

Antes da reforma, a coordenação contava com apenas um espaço, que possuía todos os setores de forma compartilhada. Com as intervenções, o local passou a ter ambientes privativos para sala do coordenador, sala de atendimento aos alunos, sala coletiva de professores e secretaria. As alterações incluíram divisórias leves em gesso acartonado com isolamento acústico para cada uma das salas. 

O professor e coordenador do curso, Jander Monks, explica que as intervenções atenderam aos indicadores do Sinaes, referentes aos espaços de trabalho para os docentes (índice 3.1.) e para o coordenador (índice 3.2), presentes na dimensão 3 do documento. “A antiga sala da coordenação não era privada, pois tinha o teto aberto. Então, o mesmo espaço era utilizado para todas as atividades do curso, o que não tornava os atendimentos efetivos e dificultava as demandas do professor. Hoje, todos os ambientes são privativos e é possível que os professores organizem suas aulas enquanto o atendimento individual ao estudante está ocorrendo de forma simultânea em outro espaço", destacou.

De acordo com a Coordenadoria de Apoio a Projetos e Obras (Coaproj), a realização da reforma só foi possível em decorrência do processo licitatório pronto na modalidade do registro de preço referente a liberação de recurso para efetivar a contratação no final de 2019. Tal processo prevê quantitativo de divisórias de gesso para intervenções em outros espaços do câmpus,  que também passarão por processo de avaliação. 

Para o chefe do Departamento de Ensino de Graduação e Pós-graduação do câmpus Pelotas (DEGPG), Júlio Ruzicki, a readequação garantiu mais privacidade ao aluno que deseja tratar de assuntos de ordens pessoais ou retirar dúvidas sobre algum conteúdo, além de um espaço de trabalho mais adequado para os professores realizarem as atividades de elaboração de conteúdos e provas.

“Todos os ambientes estão climatizados e com isolamento acústico, para que as diferentes atividades possam ser realizadas sem atrapalhar as demais. Esta ação vem sendo realizada em todas as coordenações dos cursos de graduação, visando a consolidação e a qualidade das atividades, oferecendo também maior conforto para toda a comunidade”, finalizou.