Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior do IFSul aprova regulamento e cronograma para as eleições 2021

INSTITUCIONAL

Prazos e regras para candidaturas, campanha e votação foram propostos pela Comissão Eleitoral (COE) e aprovados pelos representantes da comunidade acadêmica do instituto
publicado: 13/03/2021 09h06, última modificação: 13/03/2021 09h06

Mais um passo importante foi dado no processo eleitoral para escolha dos gestores que irão ocupar os principais cargos da Reitoria e das direções-gerais dos câmpus do IFSul. Nesta sexta-feira (12), o Conselho Superior (Consup) da instituição aprovou o regulamento eleitoral, que prevê as regras e o cronograma do pleito. As inscrições dos candidatos serão feitas via documento eletrônico no Suap, das 00h00min de segunda-feira (15) até as 23h59min de terça (16).

>> Confira aqui o fluxo no Suap para inscrição de candidatos no pleito eleitoral

Além do cargo de reitor, todos os 14 câmpus do IFSul também elegerão diretores-gerais. As regras completas para se candidatar a esses cargos estão no regulamento aprovado, que estará disponível após a assinatura e publicação oficial, no espaço destinado às eleições no site. A homologação das candidaturas está prevista para o dia 17 de março.

Quem pode se candidatar aos cargos máximos da Reitoria e dos câmpus

Para o cargo de reitor, podem se candidatar docentes do quadro de pessoal ativo permanente de qualquer câmpus do IFSul, desde que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo exercício e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: possuir doutorado; ou estar nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

Já para o cargo de diretor-geral de câmpus, podem se candidatar servidores ocupantes de cargo efetivo da carreira docente ou de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnico-administrativos, desde que possuam o mínimo de cinco anos de efetivo exercício e que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações: preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de reitor; possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ou ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.

Período de campanha no primeiro turno inicia no dia 20 de março

De acordo com o cronograma eleitoral, no dia 19 de março, será realizada uma reunião entre as COEs (a Central e a de cada unidade) com todos os candidatos para organizar o período de campanha eleitoral, especialmente a dinâmica dos debates, que, por causa da pandemia, ocorrerão de maneira virtual. O período de campanha no primeiro turno irá do dia 20 de março até o dia 5 de abril. O primeiro turno da eleição ocorrerá das 00h00min do dia 6 de abril até as 16h do dia 7 de abril, através do sistema de votação eletrônico Helios Voting.

O resultado final das eleições do primeiro turno, após divulgação da apuração e prazos para recursos, está previsto para o dia 13 de abril. Para aqueles cargos em que a eleição possa ser decidida em primeiro turno, o processo praticamente se encerra aí. Os demais iniciam, no dia seguinte, a campanha para o segundo turno, que deve ser encerrada no dia 21 de abril. As votações do segundo turno acontecem nos dias 22 e 23 de abril, e o resultado oficial deve ser publicado no dia 29 de abril, com prazo para homologação no Consup até o dia 6 de maio.

registrado em: ,