Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conscientização da prevenção ao suicídio é tema de reunião no gabinete da direção-geral

AÇÃO

Estudantes e servidores abordaram possíveis soluções para a promoção do bem estar no ambiente escolar
publicado: 07/09/2017 02h28, última modificação: 07/09/2017 02h28

Estamos em setembro, e é neste mês, que desde 2014 são realizadas diversas atividades em todo o país, voltadas à conscientização da prevenção ao suicídio. A campanha “Setembro Amarelo” foi criada com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o país campeão mundial do transtorno de ansiedade e o quinto em número de pessoas com depressão. Esses transtornos, quando não recebem a devida atenção podem levar a um trágico fim.

O problema tem atingido a toda população, inclusive aos mais jovens. Segundo dados divulgados pela BBC Brasil, entre 1980 e 2014, a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos aumentou 27,2% no Brasil. E é por acreditar que a comunidade escolar também tem responsabilidade sobre a saúde mental dos jovens que a representante dos técnicos administrativos do câmpus Pelotas no conselho superior do IFSul, Daiani Luche, juntamente com um grupo de estudantes e servidores que apoiam a causa, estiveram em reunião com a direção do câmpus nessa quarta-feira (6).

Na reunião foram discutidas as ações que devem auxiliar na prevenção destes casos e as medidas para a promoção do bem estar no ambiente escolar.

Segundo o diretor-geral do câmpus, professor Carlos Corrêa, há um grande número de pessoas envolvidas na causa, dentre elas, a equipe médica, a supervisão e a orientação, que agora, juntamente com os alunos contarão com o apoio do Departamento de Aprendizagem, Permanência e Êxito para colocar essas ações em prática.

“Há cerca de duas semanas, essa equipe assistiu a uma palestra da Dra Marlise Flório Real, psicóloga especializada no assunto, pois acreditamos que não podemos atacar o problema, sem de fato conhecê-lo”, avalia.

Dentre as sugestões apresentadas pelos estudantes durante a reunião, a roda de conversas no saguão do câmpus é uma das primeiras soluções; e, segundo o professor Carlos, tem total apoio da direção para que, em acordo com o  Departamento de Aprendizagem, Permanência e Êxito possam começar a serem realizadas.

registrado em: ,