Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Clube de Xadrez comemora vitórias de 2016 e retoma atividades

Clube de Xadrez comemora vitórias de 2016 e retoma atividades

XEQUE-MATE

Treinamento desenvolvido durante o ano foi o grande responsável pelos resultados positivos
publicado: 16/01/2017 14h28, última modificação: 20/01/2017 10h28

O ano de 2016 terminou com saldo positivo para a Equipe de Xadrez do câmpus Pelotas.  Destaque nas principais competições da região, o grupo mostrou que o intenso treinamento desenvolvido durante o ano foi determinante para obter novos títulos para a já lotada galeria de conquistas do Clube de Xadrez.

Roger Minks, membro e responsável pelo treinamento da equipe, sagrou-se vice-campeão Gaúcho Universitário (empatado em pontos com o campeão) e foi o único representante de Pelotas no XIV Torneio Internacional de Xadrez da Festa da Uva, sediado em Caxias do Sul em fevereiro, com a presença do Grande Mestre Veselin Topalov (ex-campeão mundial), considerado um dos torneios profissionais mais fortes da América Latina.

O Clube de Xadrez, coordenado pelo professor Rony Soares desde sua fundação em 2005, manteve seu calendário de treinamento mesmo durante o período de greve com o intuito de manter os enxadristas da equipe bem preparados para as competições.

“Em 11 anos de atividade vimos passar pela equipe excelentes jogadores. Recentemente um ex-aluno nosso, Anderson Donay, sagrou-se campeão gaúcho e campeão brasileiro; outro ex-aluno, Bruno Teixeira, foi campeão nacional dos Institutos Federais; Roger Minks, que está conosco há 8 anos, tem o recorde gaúcho de primeiros lugares em competições. E isso apenas para citar alguns nomes”, aponta Rony Soares.

Para o professor, a tradição de conquistas importantes e fortes competidores estimula os novos alunos que ingressam no Curso de Xadrez a se aperfeiçoarem cada vez mais. A agenda de competições de 2017 já começa em 28/01 com mais uma edição do Campeonato Praiano.

Os treinos da equipe recomeçaram em 4 de janeiro e são abertos à comunidade acadêmica.

Alunos premiados durante o ano:

Augusto Souza (aluno do Integrado de Eletrônica)

-Campeão dos Jogos Escolares de Pelotas.

Andrei Silveira (aluno do Integrado de Eletrotécnica)

- Campeão Regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS);

- Vice-Campeão Gaucho Juvenil;

- Vice-Campeão dos Jogos Escolares de Pelotas (JEPEL).

Marcel Basso (aluno do Integrado de Eletrônica)

- Campeão do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense , dentre todos os Campi, na seletiva dos Jogos dos Institutos Federais (JIF);

- Campeão Juvenil do 8º Torneio Sul-Rio-Grandense de Xadrez;

- Campeão Sub 18 do Torneio Aberto de Xadrez Rápido da Feira.

Roger Minks (aluno de Engenharia Elétrica)

Venceu 3 dos 6 torneios adultos sediados em Pelotas em 2016:

- VII Campeonato Praiano de Xadrez – Troféu Marcelo Bazílio;

- Torneio Aberto de Xadrez Rápido da Feira do Livro;

- 8º Torneio Sul-Rio-Grandense de Xadrez.

Por equipe, o IFSUL foi em 2016:

- Octacampeão dos Jogos Escolares de Pelotas na Categoria Juvenil (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016) – com o 1º lugar individual sendo do IFSUL todos os anos.

- Octacampeão da 5ª CRE nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016) – com o 1º lugar individual sendo do IFSUL todos os anos. (Em 2012 o aluno Bruno Teixeira foi campeão da Final Estadual, e sagrou Campeão Brasileiro dos Jogos dos Institutos Federais – JIF – no ano de 2013).

- Vice-campeão Gaucho Universitário (apenas atrás da UFRGS, mas a frente da UFPEL que foi 3ª colocada).