Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cinat/Química seleciona candidatos para curso de capacitação de brinquedistas

Cinat/Química seleciona candidatos para curso de capacitação de brinquedistas

ENSINO

Prazo para inscrição vai até 4 de dezembro. Ação integra o projeto Brinquedoteca de Ciências do câmpus Pelotas
publicado: 30/11/2018 17h24, última modificação: 30/11/2018 17h24

A Coordenadoria das Ciências da Natureza/Química (Cinat/Química) lançou edital para seleção de candidatos ao curso de capacitação de brinquedistas. Interessados deverão enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail brinquedotecaciencias.ifsul@gmail.com até as 23h55min do dia 4 de dezembro, escrevendo no campo Assunto: “inscrição brinquedistas”.

Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados no câmpus Pelotas e servidores efetivos ou terceirizados do IFSul, que atuem, de preferência, no câmpus. Lembrando que é necessário ter disponibilidade de, no mínimo, quatro horas para realizar a capacitação, que ocorrerá no dia 7 de dezembro, das 14h às 18h.

Além da inscrição via e-mail, o candidato também pode optar por preencher a ficha de inscrição e entregá-la pessoalmente até as 18h do dia 4 de dezembro, na sala 468 do câmpus.

>>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL E A FICHA DE INSCRIÇÃO

Ao todo, estão sendo disponibilizadas dez vagas para o curso de capacitação. O resultado final da seleção será publicado até as 18h do dia 5 de dezembro, no mural da sala 468 e também no site do câmpus.

A capacitação contempla um conteúdo programático cujo objetivo é propiciar embasamento inicial, teórico e prático, numa visão atual e dinâmica, para formação do brinquedista, abrangendo a sua atuação na área educacional. O curso oferece fundamentos práticos acerca da implantação e operacionalização de brinquedotecas.

Os brinquedistas capacitados receberão certificado e a oportunidade de participar, dentro do limite de vagas, do minicurso de games previsto na programação oficial da semana acadêmica da licenciatura em computação do câmpus Pelotas, que ocorrerá entre os dias 3 e 7 de dezembro.

Mas, afinal, o que é um brinquedista?

Brinquedistas serão os alunos do câmpus Pelotas, servidores ou terceirizados do IFSul capacitados para orientar os frequentadores da brinquedoteca de ciências do câmpus Pelotas, projeto idealizado pela Cinat/Química com o objetivo de aproximar a realidade dos estudantes da vivência em ciências, utilizando o lúdico e o “brincar” como ponte facilitadora dos processos de ensino-aprendizagem.

“Ao criarmos e disponibilizarmos uma brinquedoteca de ciências, estaremos criando também alternativas ao ensino de ciências em escolas públicas do município, permitindo a professores e estudantes um contato mais profundo, atrativo e interessante com as ciências da natureza. Ao aproximarmos os estudantes das ciências através de brinquedos, estaremos possibilitando um contato mais íntimo deles com conceitos fundamentais ao seu desenvolvimento e a sua formação escolar”, destaca o professor Ricardo Sainz, que ministrará a primeira edição do curso de capacitação de brinquedistas.