Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus terá graduação voltada à formação pedagógica

Notícias

Câmpus terá graduação voltada à formação pedagógica

NOVIDADE

Novo curso é gratuito e destinado a graduados não licenciados
publicado: 26/04/2018 10h36, última modificação: 27/04/2018 19h33

A partir do segundo semestre letivo de 2018, o câmpus Pelotas dará início às atividades do curso de formação pedagógica para graduados não licenciados, a mais nova graduação oferecida pela instituição de ensino. O período de inscrições para o processo seletivo começa nesta quinta-feira (26) e vai até 16 de maio, exclusivamente pelo site.

>>> Clique aqui e faça já a sua inscrição

Devido à alteração da legislação para os cursos de formação de professores, o novo curso substituirá a pós-graduação (lato sensu) em Educação Profissional com Habilitação para a Docência, que teve seu último ingresso em 2015.

“Este curso vem a adequar o curso que existia até então como pós-graduação, e que com a edição da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) 02/2015, não mais atendia às modalidades legais para a formação de professores”, explica o docente Leomar da Costa Eslabão, titular da Coordenadoria de Cursos de Formação de Formadores (Coforma) do câmpus Pelotas.

O curso de formação pedagógica para graduados não licenciados tem como objetivo habilitar como professores os profissionais formados em cursos de bacharelado ou em cursos superiores de tecnologia. Com quatro semestres de duração e foco na formação de professores-pesquisadores, articula os conhecimentos específicos das diferentes áreas de graduação do ingressante com os saberes pedagógicos, o que habilita os egressos deste curso, em consonância com a Resolução CNE 02/2015, a atuarem como docentes na educação, em disciplinas correlatas à sua área de formação de graduação.

>>> Conheça a página oficial do curso

Processo seletivo

Interessados em participar do processo seletivo para o novo curso poderão efetuar a inscrição exclusivamente pelo site. O prazo vai até 16 de maio. Já a prova escrita, de caráter eliminatório, está marcada para 3 junho, das 9h às 12h. Os aprovados ainda passarão por uma segunda etapa, que contempla avaliação do Memorial Descritivo, do Currículo, e da defesa do Memorial Descritivo.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 27 de junho, com matrículas previstas para 10 e 11 de julho, para os classificados dentro das 30 vagas oferecidas, e 13 de julho para os suplentes, em caso de vacância.

>>> Acesse o edital e saiba mais sobre o processo seletivo